Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3308
Autor(es): Barbosa, Marcio Luis Tubia
Título: Criança negra escrava no Brasil
Palavras-chave: Criança negra;Escravidão;Educação;Liberdade
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: BARBOSA, M. L. T. Criança negra escrava no Brasil. 2022. Trabalho de conclusão (Graduação em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3308. Acesso em: 14 set. 2022.
Resumo: O presente trabalho busca trazer como era a vida das crianças negras durante o período da escravidão no Brasil, iniciado por em torno dos anos de 1830, e como aquela sociedade, dominada pelos senhorios, tratavam essas crianças e o que elas representavam para aquela sociedade, dados colhidos através da literatura brasileira à época, que desempenhou papel muito importante para minimizar as duras causas prejudiciais desse período para com a humanidade. Buscar resgatar na história pontos positivos e não positivos da escravidão na vida dessas crianças negras, como a omissão do estado brasileiro na sua proteção, antes e depois da promulgação da Lei do Ventre Livre e a abolição da escravatura no Brasil, e até aonde no tempo, os resquício dessa passagem deixaram marcas na vida dessas crianças, mesmo depois de se tornarem adultos, com a identificação de negros, que buscaram inserção na sociedade atual e futura, e de que forma juridicamente o direito brasileiro, pela Constituição, leis e direitos internacionais ainda enfrentam essa situação das crianças negras.
Orientador(es): Weigartner Neto, Jayme
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mltbarbosa.pdf
  Restricted Access
Restricted Access499,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.