Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3324
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dc.contributor.authorSouza, Mariana Pinkoski de-
dc.contributor.authorSantos, Letícia Laureano dos-
dc.contributor.authorFossatti, Paulo-
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.date.accessioned2022-09-28T15:59:00Z-
dc.date.available2022-09-28T15:59:00Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, M. P. de; SANTOS, L. L. dos; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e34/1–22, 2022. DOI: 10.5902/1984686X67187. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67187. Acesso em: 28 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3324-
dc.description.abstractA representação de professores no ensino superior brasileiro é desigual de acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (BRASIL, 2020) quanto ao gênero, à raça, etnias, pessoas com deficiência e identidades de gênero. Isto ocorre por diversos contextos históricos, culturais e no que concerne a padrões e diferenças. Buscamos neste estudo um diálogo com os pensadores Marx, Vygotsky e Deleuze, que destacam conceitos importantes à discussão pertinente para refletirmos a realidade da contemporaneidade educacional. O objetivo deste estudo é analisar os norteadores teóricos que abordam a diferença, educação e o trabalho, dialogando com a presença dos diferentes grupos identitários na docência da educação superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Os resultados provenientes da pesquisa destacam a importância da discussão e exposição das diferenças, que não configuramo cenário da educação superior brasileira, devido à homogeneização, que dificulta o ingresso de professores universitários considerados fora do padrão, bem como a lucratividade e mercantilização existente no âmbito educacional. A sociedade normativa precisa ser transformada para que as diferenças não sejam impeditivasde ingresso laboral e que existam condições equitativas aos cargos na educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação Especialpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocência no Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleDocentes no ensino superior: ressignificando as diferençaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
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