Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3324
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Mariana Pinkoski de | - |
dc.contributor.author | Santos, Letícia Laureano dos | - |
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | - |
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T15:59:00Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28T15:59:00Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, M. P. de; SANTOS, L. L. dos; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e34/1–22, 2022. DOI: 10.5902/1984686X67187. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67187. Acesso em: 28 set. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3324 | - |
dc.description.abstract | A representação de professores no ensino superior brasileiro é desigual de acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (BRASIL, 2020) quanto ao gênero, à raça, etnias, pessoas com deficiência e identidades de gênero. Isto ocorre por diversos contextos históricos, culturais e no que concerne a padrões e diferenças. Buscamos neste estudo um diálogo com os pensadores Marx, Vygotsky e Deleuze, que destacam conceitos importantes à discussão pertinente para refletirmos a realidade da contemporaneidade educacional. O objetivo deste estudo é analisar os norteadores teóricos que abordam a diferença, educação e o trabalho, dialogando com a presença dos diferentes grupos identitários na docência da educação superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Os resultados provenientes da pesquisa destacam a importância da discussão e exposição das diferenças, que não configuramo cenário da educação superior brasileira, devido à homogeneização, que dificulta o ingresso de professores universitários considerados fora do padrão, bem como a lucratividade e mercantilização existente no âmbito educacional. A sociedade normativa precisa ser transformada para que as diferenças não sejam impeditivasde ingresso laboral e que existam condições equitativas aos cargos na educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação Especial | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Docência no Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
souza.etal.pdf | Open Access | 260,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.