Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3393
Autor(es): Domingos, João Francisco Fernandes
Título: Transferência e interpretação no enfoque de Freud, Winnicott e Bion
Palavras-chave: Psicanálise;Elementos de transferência;Figurativo especular;Tempo psicanalítico
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: DOMINGOS, J. F. F. Transferência e interpretação no enfoque de Freud, Winnicott e Bion. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3393. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a interpretação da transferência nas obras de Freud, Winnicott e Bion. Por meio de um delineamento revisional descritivo, buscou-se explorar a compreensão de cada autor ao binômio transferência e interpretação. Como forma de se estabelecer um provável confronto epistemológico, foram selecionados os elementos de transferência quanto ao tempo, figurativo especular, setting e estrutura de personalidade e interpretação; no trabalho da dupla analítica. Dentre as vertentes apuradas, pode-se relacionar a interpretação de Freud voltada para a identificação das imagos parentais em presença clínica, e a conseqüente dissolução neurótica convertida em complexo de Édipo. Em Winnicott quando o sujeito se tornar apto a reconhecer a sua condição pré-neurótica por falha ambiental; e, em Bion, quando o sujeito se torna apto a abandonar a sua onipotência de saber e se dispor a aprender dentro de um principio de verdade-realidade do inconsciente - a incerteza. Pode-se concluir que a interpretação da transferência vem implicada com o vínculo da dupla analítica, e que o corpo teórico psicanalítico atua como fundo facilitador ao psicanalista, pela interposição na experiência clínica a resultados de análises mais favoráveis.
Orientador(es): Walz, Julio Cesar
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Francisco Fernandes Domingos_TCC.pdfOpen Access185,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.