Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3396
Autor(es): Menger, Vitor Verona
Título: “Uma educação sexual meio ruim”: influências da pornografia na sexualidade gay
Palavras-chave: Estudos de gênero;Homens gays;Pornografia
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: MENGER, V. V. “Uma educação sexual meio ruim”: influências da pornografia na sexualidade gay. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3396. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como tema o diálogo entre a pornografia e o desenvolvimento de sexualidades gays. O objetivo reside na investigação de como o consumo de mídias pornográficas durante a adolescência influencia na constituição das identidades de homens autodeclarados homossexuais devido à pouca exploração do tema no país e ao aumento no consumo de pornografia nos últimos anos, abordando as formas como essas pessoas entendem sua identidade sexual e as relações afetivas e sexuais. O aporte teórico advém dos estudos de gênero e, metodologicamente, a pesquisa tem um caráter qualitativo. Para a obtenção de dados, foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com homens gays residentes na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), a partir de categorias preestabelecidas, que desvelaram que a pornografia normatiza práticas sexuais e influencia em práticas sexuais violentas, de risco e abusivas, bem como nas vivências afetivas e de gênero da população investigada.
Orientador(es): Silva, Denise Regina Quaresma da
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitor Verona Menger_TCC.pdfOpen Access325,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.