Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3398
Autor(es): Mascarello, Arlindo
Título: Intervenção em saúde mental em um hospital dia especializado: estudo de caso com paciente com esquizofrenia
Palavras-chave: Psicologia clínica;Terapia Cognitiva-Comportamental;Psicoeducação;Esquizofrenia
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: MASCARELLO, A. Intervenção em saúde mental em um hospital dia especializado: estudo de caso com paciente com esquizofrenia. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3398. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de relatar a experiência de intervenção, em saúde mental, vivenciada durante o Estágio Obrigatório Específico em Psicologia, realizado em um hospital dia especializado e residencial terapêutico do município de Canoas, situado no Rio Grande do Sul, com um paciente diagnosticado com o transtorno do espectro da esquizofrenia. A esquizofrenia é um transtorno que pode gerar impactos psicossociais, considerando a diversidade e a gravidade de suas manifestações clínicas, a complexidade do tratamento e, sobretudo, o impacto causado às famílias, à sociedade e aos próprios pacientes. É caracterizado por severos prejuízos na cognição, afeto e no comportamento. As alucinações e os delírios são os principais sintomas psicóticos. É de suma importância que as intervenções psicoeducativas, parte fundamental, praticamente de todos os protocolos para tratamento no modelo da terapia cognitiva-comportamental, seja parceira para maximizar a adesão ao tratamento, evitando o surgimento de recaídas, aumento do funcionamento social e o melhor manejo de situações de crise do paciente. Igualmente, a psicoeducação se apresenta como uma alternativa importante para familiares de pacientes com esquizofrenia. Concluiu-se que as técnicas utilizadas, conquanto não substituam o tratamento medicamentoso, apresentam-se efetivas para criação de condições favoráveis dos efeitos dos tratamentos farmacológicos e de seus resultados.
Orientador(es): Feijó, Luan Paris
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arlindo Mascarello.pdfOpen Access435,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.