Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3403
Autor(es): Santos, Joanah Dal Mas dos
Título: (Des)caminhos do feminino na mulher: discussões psicanalíticas
Palavras-chave: Feminino;Sexualidade;Mulher;Psicanálise
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, J. D. M. (Des)caminhos do feminino na mulher: discussões psicanalíticas. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3403. Acesso em: 20 mar. 2023.
Resumo: O tema da pesquisa versa sobre o feminino nos processos de subjetivação das mulheres na contemporaneidade. O objetivo geral tem como base investigar como a Psicanálise, a partir de Freud e seus desdobramentos ao longo do século XX, possibilita pensar a questão do feminino nos processos de subjetivação das mulheres na atualidade. O percurso metodológico desta pesquisa caracteriza-se como bibliográfico de cunho qualitativo, que muito se aproxima a uma revisão narrativa. A fim de contemplar o objetivo da pesquisa, as discussões resultantes dos estudos teóricos foram organizadas da seguinte forma: Contextualização das obras selecionadas de Freud (1931/2010; 1933/2010; 1937/1975); O “retorno” de Lacan a Freud (1985) e suas considerações acerca do feminino na mulher; As formas de subjetivação da mulher e, por fim; A mulher na contemporaneidade. As discussões realizadas apontam o feminino como conceito crucial e enigmático no campo psicanalítico, dizendo respeito, em última análise, àquilo que na mulher está e estará sempre em construção, em constante devir. Isso possibilita pensar uma subjetivação ancorada na alteridade e uma abertura radical àquilo que está além e aquém da lógica fálica, esta última entendida como modelo descritivo e interpretativo herdeiro da cultura patriarcal e machista.
Orientador(es): Ratto, Cleber Gibbon
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANAH_CLEBER_TCC_2022.pdfOpen Access429,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.