Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3409
Autor(es): Campos, Camila Bolzan de
Machado, Rafaela Vieira
Título: Percepção de risco das mulheres de Canoas/RS no seu trajeto diário.
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Mulheres;Segurança;Insegurança;Violência
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Cesumar - UniCesumar
Citação: MACHADO, R. V. ; CAMPOS, C. B. Percepção de risco das mulheres de Canoas/RS no seu trajeto diário. Revista cesumar ciências humanas e sociais aplicadas, Maringá, PR, v. 25, n. 2, p. 263-284, 2020. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/9294. Acesso em: 31 mar. 2023.
Resumo: As mulheres enfrentam o desafio de se locomover com segurança em seus trajetos diários. Assédios físicos e psicológicos estão presentes em suas rotinas. As evidências perigosas que a cidade pode acarretar a estes trajetos no âmbito urbano traz à tona a relevância de descrever este possível impacto na mobilidade de mulheres. Tendo em vista este panorama, o presente estudo tem como objetivo analisar como a violência influencia os padrões de mobilidades das mulheres do munícipio de Canoas/ RS. Trata-se de uma pesquisa que utiliza métodos mistos em seu delineamento, em que 402 mulheres moradoras do município de Canoas/RS participaram através de um questionário enviado via redes sociais. Através desta pesquisa foi possível afirmar que as mulheres têm suas rotinas alteradas em função da violência nos centros urbanos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cbcampos.pdfOpen Access148,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.