Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3435
Autor(es): Beux, Claudia Freire
Telles, Tamara Cecíla K
Bem, Judite Sanson de
Título: O ambiente institucional e a oferta de bens e serviços culturais: estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Bens Culturais;Serviços Culturais;Cultura;Gestão;Universidade
Data do documento: 2022
Editor: Conjecturas
Citação: BEUX, C. F.; TELLES, T. C. K.; BEM, J. S. O ambiente institucional e a oferta de bens e serviços culturais: estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Conjecturas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 116-128, 2023. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/2293. Acesso em: 18 abr. 2023.
Resumo: Este artigo tem como tema o ambiente institucional e a oferta de bens e serviços culturais: estudo da UFRGS. O objetivo geral é verificar a existência dos bens materiais culturais presentes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no tocante a seus prédios históricos, bem como abordar os principais serviços culturais prestados pela Universidade. Ao discorrer sobre o ambiente institucional e analisar sua cultura estabelecida, o artigo procura fazer uma correlação entre os temas, contextualizando a importância dessa oferta da UFRGS à sociedade. A metodologia foi de natureza aplicada, com enfoque qualitativo. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos, documental, bibliográfica, um estudo de caso, com coleta de dados, realizada através de um levantamento nos principais documentos da UFRGS e no seu site corporativo. A pesquisa sinaliza a presença de um conjunto arquitetônico de prédios históricos construídos no final do século XIX, e início do século XX, constituídos como bens culturais da Universidade e, de igual forma, a existência de ações culturais preconizadas e incluídas oficialmente nos seus respectivos Planos de Gestão (PG, 2016-2020) e de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2016-2026).
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbem.pdfOpen Access225,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.