Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3464
Autor(es): Maidana, Cleusa de Oliveira
Título: O papel do(a) Assistente Social na reinserção profissional do(a) Jovem Aprendiz a partir de experiência em uma organização do Terceiro Setor
Palavras-chave: Assistente social;Jovem aprendiz;Terceiro setor;Reinserção profissiona
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: MAIDANA, C. O. O papel do(a) Assistente Social na reinserção profissional do(a) Jovem Aprendiz a partir de experiência em uma organização do Terceiro Setor. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3464. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: O presente artigo tem como tema central o papel do(a) assistente social na reinserção profissional do(a) jovem aprendiz a partir da experiência em uma organização sem fins lucrativos. Seu objetivo geral é o de identificar de que forma o trabalho do(a) assistente social pode contribuir para esta reinserção a partir de uma organização do terceiro setor. Metodologicamente, faz-se uma análise sobre o relato de experiência pela autora através da sua prática de estágio curricular no Centro de Educação Profissional (CEP) na instituição O Pão dos Pobres de Santo Antônio, no período de abril de 2021 a julho de 2022, numa abordagem qualitativa, descritiva e documental. Também foram realizados apontamentos a partir das principais vertentes teóricas sobre o tema proposto, dentre eles Guerra (2014), Faleiros (2014), Iamamoto (1997), Montaño (2010), Silva (2004), e Raichelis (2013). Além de ser um profícuo veículo de formação e transição entre os eixos da educação e do trabalho, a aprendizagem profissional se revelou indispensável para promover o desenvolvimento e a qualificação profissional, de forma a ampliar a empregabilidade dos(as) jovens egressos ao mercado de trabalho. Desse modo, cabe sugerir a continuidade dos estudos e reflexões baseados na práxis do(a) assistente social, uma vez que ficou comprovada a significativa contribuição do Serviço Social por meio da implementação de um processo interventivo, com ações construídas a partir da perspectiva dialética e coletiva com vistas à transformação da realidade, sem desconsiderar que esta está em constante movimento, exigindo avaliação permanente para lograr uma verdadeira emancipação humana, garantia de direitos, dignidade, cidadania e autonomia inclusiva.
Orientador(es): Saraiva, Jonas Rodrigues
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleusa De Oliveira Maidana.pdf
  Restricted Access
Closed Access338,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.