Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3469
Autor(es): Veloso, Iona Paiva
Título: A atuação do assistente social na equipe multidisciplinar de um centro de neonatologia: relato de experiência
Palavras-chave: assistente social;equipe multidisciplinar;recém nascido
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: VELOSO, I. P. A atuação do assistente social na equipe multidisciplinar de um centro de neonatologia: relato de experiência. 2022. 17 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3469. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: O trabalho do assistente social procura identificar os determinantes sociais nos processos de saúde e adoecimento para organizar e articular as ações de atenção à saúde para a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo trata da importância do processo de trabalho do Assistente Social como membro da equipe multidisciplinar de um Centro de Neonatologia e tem como objetivo evidenciar a atuação do Serviço Social através do relato de experiência vivenciado no estágio curricular. Acreditamos que o relato de experiência como expressão escrita de vivências é capaz de contribuir na produção de conhecimentos sobre esta temática. As ações da assistente social que se realizam em maior concentração nas intervenções socioassistenciais realizadas durante o período de internação e processo de alta hospitalar dos pacientes recém-nascidos, é que se desenvolve a descrição e análise desta prática que favorece a humanização, tanto no atendimento direto ao usuário, quanto na sensibilização da equipe multiprofissional envolvida nos atendimentos. O conhecimento do processo de trabalho do Assistente Social fortalece a visibilidade do profissional como integrante da equipe multidisciplinar no contexto hospitalar, colocando-se como articulador e ressignificador das ações planejadas e desenvolvidas, possibilitando, assim, a integralidade do cuidado e ações centradas no recém-nascido e seus familiares.
Orientador(es): Estima, Sonara
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iona Paiva Veloso.pdf
  Restricted Access
Closed Access176,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.