Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3471
Autor(es): Oliveira, Janaina Abreu Ribeiro de
Título: O serviço social na socialização do Cadastro Único: desafios atuais
Palavras-chave: Serviço Social;Assistência Social;Cadastro Único
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: OLIVEIRA, J. A. R. O serviço social na socialização do Cadastro Único: desafios atuais. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3471. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: O presente artigo aborda questões voltadas para a relevância do Assistente social na perspectiva da socialização do Cadastro Único. Tendo como justificativa a importância do tema, o mesmo aborda sobre o aspecto informacional deste, tanto para os profissionais consolidados, como para as instituições, assim como para comunidade em geral. Além disso, o trabalho de revisão de literatura é de natureza hermenêutica, uma vez que será todo pautado em análises interpretativas de artigos publicados que têm relação com o tema apresentado. Sendo assim, foi realizada uma vasta leitura para estruturar a pesquisa em foco, que mostrou as seguintes tendências: 1) Falta de informação a respeito do Cadastro Único; 2) Defasagem no acesso à informação e à comunicação; 3) Importância do Cadastro Único para a sociedade. Cabe, ainda, destacar a atuação dos profissionais do serviço social nesse setor, apontando sua importância e eficácia no Cadastro único, visto que estão circunscritas a demandas isoladas, com limites comunicativos e na execução inclusiva social. Concluímos que as pesquisas do campo apontam algumas divergências nas informações por conta da falta de conhecimento das diferentes realidades e das formas heterogêneas e desiguais, inclusive na operacionalização das políticas sociais.
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janaina Abreu Ribeiro De Oliveira.pdf
  Restricted Access
Closed Access204,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.