Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3472
Autor(es): Silva, Janete Maria Weber da
Título: A vivência de idosos inseridos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
Palavras-chave: envelhecimento;autonomia;política de assistência social
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, J. M. W. A vivência de idosos inseridos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. 2022. 12 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3472. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: Considerando o crescimento da população idosa no Brasil, esse seguimento populacional deve ser objeto de atenção das políticas sociais, garantindo aos idosos a efetividade e proteção dos direitos, o qual precisa de um tratamento diferenciado, por ser considerado um grupo de vulnerabilidade e risco social. Neste cenário, este estudo objetivou investigar e compreender a vivência de idosos inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que pertence a Proteção Social Básica, da Política Nacional de Assistência Social. A metodologia utilizada foi de um relato de experiência descritivo sobre avaliação das ações socioeducativas do grupo de idosos, a partir da experiência vivenciada durante o estágio curricular obrigatório no Serviço Social. Como instrumentos para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 idosos inseridos no SCFV, juntamente com os registros do diário de campo. Foram realizados 17 encontros, onde houve palestras e espaço para reflexão sobre os aspectos que são relevantes a ótica dos participantes. Os resultados evidenciaram a relevância da autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários no processo de envelhecimento para os idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Orientador(es): Filippin, Lidiane Isabel
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janete Maria Weber Da Silva.pdf
  Restricted Access
Closed Access194,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.