Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3473
Autor(es): Soares, Jaqueline Oliveira
Título: Análise interseccional sobre as vivências das mulheres negras: um incentivo à autonomia e o empoderamento
Palavras-chave: Mulheres Negras;Desigualdades sociais
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOARES, J. O. Análise interseccional sobre as vivências das mulheres negras: um incentivo à autonomia e o empoderamento. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em : http://hdl.handle.net/11690/3473. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do Serviço Social para o desenvolvimento de mulheres negras a partir de ações de fortalecimento voltadas para a construção da autonomia. A metodologia é qualitativa, relato de experiência, sendo descritiva a partir de relatórios de estágio e diários de campo produzidos no estágio curricular realizado na instituição ACMUN em Porto Alegre/RS. Este estudo buscou produzir conhecimentos sobre a construção de autonomia das mulheres negras e suas intersecções a partir de oficinas e capacitações, em um campo complexo como o do serviço social. Esses casos tanto apresentam as principais ideias das estruturas interseccionais quanto demonstram os diferentes usos da interseccionalidade como ferramenta analítica. As mulheres negras travam uma batalha diária na busca pela valorização, reconhecimento e igualdade. É no empoderamento que elas encontram forças para vencer os desafios de ser negra no país. A valorização da mulher negra e o seu empoderamento podem ser trabalhados de diversas formas, em diversos campos, mas também por meio de conversas, palestras, grupos de discussão sobre a aceitação da mulher negra com suas próprias raízes. A intersecção de raça, gênero e classe condicionam estruturalmente determinados grupos, como as mulheres negras, a produção e reprodução de desigualdades sociais, essa segregação se revela de diferentes formas nas relações sociais, culturais, de saúde, educação e política.
Orientador(es): Vaz, Douglas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaqueline Oliveira Soares.pdf
  Restricted Access
Closed Access813,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.