Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3475
Autor(es): Ortiz, Joseane Reis
Título: A importância do serviço social em uma instituição privada de longa permanência para idosos na serra gaúcha
Palavras-chave: serviço social;idosos;instituições de longa permanência para idosos (ILPI)
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: ORTIZ, J. R. A importância do serviço social em uma instituição privada de longa permanência para idosos na serra gaúcha. 2022. 14 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3475. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: O presente estudo consiste em uma reflexão teórico-prática realizada a partir da experiência de estágio em Serviço Social realizado em um uma instituição privada de longa permanência localizada na Serra Gaúcha. As instituições de longa permanência para idosos (ILPI), são extremamente importantes para o desenvolvimento da atenção aos idosos, elas muitas vezes são a alternativa imediata desses indivíduos que às vezes são abandonados por suas famílias. Toma-se como problema central neste estudo: Qual é o papel do serviço social nessas entidades? Como o trabalho do profissional de serviço social contribui para as instituições de longa permanência? Com base na metodologia histórica dialética que guia a profissão do serviço social, a análise de dados partiu das entrevistas semiestruturadas com a análise de conteúdo. Desse modo compreende-se que a institucionalização do idoso abrange muitos desafios que exige do profissional de Serviço Social criatividade para ações interventivas na busca da contribuição da garantia e efetivação de direitos bem como, traçar estratégias de construção e manutenção dos vínculos afetivos familiares.
Orientador(es): De Conto, Pedro Faccio
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joseane Reis Ortiz.pdf
  Restricted Access
Closed Access185,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.