Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3496
Autor(es): Noronha, Fabrícia Py Tortelli
Título: Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica para a construção do conhecimento de programação
Palavras-chave: Educação;Tecnologia;Gamificação;Programação;Projetos de aprendizagem;Prática pedagógica
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: NORONHA, F. P. T. Metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação: ressignificação da prática pedagógica para a construção do conhecimento de programação. 193 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3496. Acesso em: 03 maio 2023.
Resumo: A presente pesquisa está relacionada às dificuldades de aprendizagem dos educandos iniciantes em programação, assim como problemas inerentes ao processo de ensino, implicando em altos índices de reprovação nas disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação I, no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS – campus Porto Alegre. Vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, a pesquisa contextualizou- se nas investigações desenvolvidas no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. A problemática investigativa consiste em: Como a metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação pode contribuir para a construção do conhecimento de programação no processo de ensino e de aprendizagem das disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação I, no curso de Ensino Superior de Informática do IFRS – campus Porto Alegre? Objetivou-se compreender como a metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação pode contribuir para a construção do conhecimento de programação no processo de ensino e de aprendizagem das disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação I, no curso de Ensino Superior de Informática do IFRS – campus Porto Alegre. Para essa reflexão, dialogamos a partir da epistemologia genética de Piaget, das pesquisas acerca da metodologia de projetos de aprendizagem (LEC/UFRGS), de projetos de aprendizagem baseados em problemas, posteriormente ampliados para projetos de aprendizagem gamificados (GPe-dU UNISINOS) e da gamificação. De natureza qualitativa, a pesquisa teve por orientação metodológica a pesquisa-ação e como participantes, os educandos regularmente matriculados nas disciplinas de Lógica de Programação, Linguagem de Programação I, bem como seus professores. Como instrumentos de pesquisa, apresenta-se o diário de campo dos professores; mensagens no WhatsApp, fórum da disciplina e chat do Meeting com as interações entre professores e educandos; registros de áudio e vídeo das aulas síncronas; além das produções dos educandos. A análise e categorização dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo em complementariedade com a perspectiva hermenêutica. Como resultado, a tese defendida é: a exploração da metodologia de projetos de aprendizagem associada à gamificação potencializou a construção do conhecimento nas disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação I mediante a relação dialógica, problematizadora e questionadora, em que professores e educandos alternaram entre o ensinar e o aprender, instigando o protagonismo e o engajamento num contexto de construção colaborativa e cooperativa, bem como reencantou os educandos pelo conhecimento de programação em meio às descobertas, com os desafios e as missões.
Orientador(es): Backes, Luciana
Coorientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Fabricia Noronha_Final.pdfOpen Access4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.