Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Márcia Regina da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T16:49:49Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T16:49:49Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. R. O Curso Normal em nível médio na rede pública e a sua contribuição para a profissionalização docente. 166 f. 2022. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3497. Acesso em: 03 maio 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3497 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, linha de pesquisa Formação de professores, teorias e práticas educativas, buscou analisar a contribuição do curso Normal de um instituto de educação estadual da região metropolitana de Porto Alegre - RS, para a profissionalização docente, na concepção de sujeitos envolvidos, com vistas à proposição de elementos fundamentais a um curso de formação inicial de professores que valoriza o saber da experiência para uma cultura de profissionalização. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como o curso Normal contribui no contexto do Ensino Médio na Rede Pública, para a profissionalização docente, na concepção de sujeitos envolvidos, e que elementos são indispensáveis para um curso de formação inicial que valoriza o saber da experiência para uma cultura de profissionalização? A relevância da investigação residiu nas reflexões atinentes à formação de professores, à profissionalização docente e à valorização do saber da experiência. Este estudo foi de natureza qualitativa e de caráter descritivo, a partir de estudo de caso, tendo como locus de pesquisa um instituto de educação estadual localizado na região metropolitana de Porto Alegre - RS. Os instrumentos de coleta de dados foram diários de campo, com os registros da interação da pesquisadora com o referido instituto, grupos focais com alguns professores que atuam no curso Normal, bem como documentos institucionais relativos ao referido curso - o regimento, o projeto pedagógico do curso, além do projeto Memória, desenvolvido no instituto em 2018. Através das proposições investigativas apresentadas, que circunscrevem o curso Normal que permanece efetivo no campo de pesquisa pretendido, foram estabelecidas interpretações relativas à temática na perspectiva da análise hermenêutica, em busca da comprovação da tese aqui apresentada: Entre os elementos fundamentais a um curso público de formação inicial de professores, em nível de Ensino Médio, está o saber da experiência, o qual contribui para uma cultura de profissionalização docente e se desenvolve a partir da aliança entre os campos empírico e teórico. A tese se comprovou, à medida que a práxis (campo empírico) está presente no fazer docente (didático), seja no cumprimento do currículo, na interação colaborativa com os colegas, seja na formação crítica. A aliança entre o campo empírico e o teórico se dá na possibilidade do conhecimento compartilhado, do crescimento conjunto e do amadurecimento profissional, o qual ajuda a forjar a formação crítica, que está pautada na busca constante de crescimento e da própria profissionalização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Curso Normal | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização docente | pt_BR |
dc.subject | Saber da experiência | pt_BR |
dc.title | O Curso Normal em nível médio na rede pública e a sua contribuição para a profissionalização docente | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
dc.contributor.advisorco | Souza, José Edimar de | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Márcia Versão final 15.03.2023.pdf | Open Access | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.