Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3517
Autor(es): Schutz, Luiza Sittoni
Título: Um estudo sobre a mobilidade urbana do bairro Centro de Canoas/RS: explorando o potencial das (futuras) ciclovias para proposição de rotas culturais
Palavras-chave: Urbanismo;Planejamento urbano;Memória social;Canoas (RS);Patrimônio cultural;Ciclovias;Mobilidade urbana
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SCHUTZ, L. S. Um estudo sobre a mobilidade urbana do bairro Centro de Canoas/RS: explorando o potencial das (futuras) ciclovias para proposição de rotas culturais. 2022. 142 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3517. Acesso em: 19 maio 2023.
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, na linha de pesquisa em Memória e Linguagens Culturais, inspirando-se em autores da área de memória social, patrimônio, cultura, urbanismo e tecnologia, dos quais destaco como referencial teórico de base Maurice Halbwachs, Joël Candau, Françoise Choay, Jan Gehl, Zygmunt Bauman, Pierre Lévy e Vera Dodebei. Se buscou investigar o processo de urbanização de Canoas e o processo de construção do plano cicloviário tendo como corpus documental o Plano Diretor Urbano Ambiental, a partir do ano de 1972 até o Plano Diretor Cicloviário de 2015 no que se refere à salvaguarda dos seus patrimônios e os espaços de mobilidade urbana. Também se analisou a importância dos espaços estudados e sua relação com o trajeto da ciclovia onde possuem edificações tombadas e não tombadas, resquícios de mata nativa, espaços de lazer como os parques e as praças no Bairro Centro. Nesse contexto, definiu-se como objetivo geral propor uma rota cultural para o Bairro Centro do município de Canoas/RS no qual os principais patrimônios culturais e naturais possam ser visitados a partir do traçado proposto da ciclovia tendo um aplicativo de celular/ site responsivo como guia. O trabalho possui como primeira etapa metodológica a pesquisa bibliográfica e documental, amparado em legislações de esferas federais, estaduais e municipais, assim como na literatura dos autores citados acima, em dissertações de mestrado, revistas eletrônicas e artigos de áreas adjacentes ao tema de pesquisa. Também como metodologia, foram realizadas entrevistas individuais com gestores municipais de Canoas, e no produto técnico foi utilizada a metodologia ágil através de sprints. Assim, se projetou um aplicativo e um site responsivo que possibilitou contribuir para o conhecimento e pertencimento aos espaços de interesse identificados, tendo sido construído o site ao decorrer desta pesquisa e testado como prova de conceito ao final deste trabalho. O site responsivo se mostrou útil para a visitação dos patrimônios da cidade pela (futura) ciclovia e da circulação de várias identidades, se pôde conhecer mais estes espaços, a cidade e a comunidade.
Orientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO LUIZA SITTONI SCHUTZ.pdfOpen Access7,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.