Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3522
Autor(es): Machado, Eduardo Pereira
Dias, Sariane Boff
Zappaz, Karine Cezar
Título: Transformando a história em ficção: análise da obra história do cerco de Lisboa, de José Saramago
Palavras-chave: História do Cerco de Lisboa;José Saramago;Ficção;Realidade;História
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Regional do Cariri
Citação: ZAPPAZ, K. C. ; DIAS, S. B.; MACHADO, E. P. Transformando a história em ficção: análise da obra história do cerco de Lisboa, de José Saramago. MIGUILIM - Revista eletrônica do Netlli, v. 10, p. 259-269, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/2649. Acesso em: 29 maio de 2023.
Resumo: Para melhor entendimento dos gêneros história e ficção, será apresentada a obra História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, escrita em 1989. Baseada no ocorrido do cerco de Lisboa, de 1147, Saramago mostra a ocorrência de uma simples alteração em um fato Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli | v. 10, n. 1, p. 259-269, jan.-abr. 2021 histórico, transformando assim, a história em ficção. No presente artigo, será realizada uma análise da história real e outra da modificação dela que se tornou um romance ficcional, dado pela alteração documental. Após a análise das duas histórias, será feita comparações do que foi alterado entre as duas versões, destacando os aspectos principais, levando em conta a importância dessa abordagem temática no livro que discute bem os cuidados que um revisor de textos deve possuir ao corrigir uma obra com fatos históricos, as consequências de alterar pequenas palavras que modificam todo o rumo da verdadeira história e também até que ponto os fatos históricos realmente são contados com informações verídicas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Letras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epmachado.pdfOpen Access637,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.