Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3524
Autor(es): Machado, Eduardo Pereira
Simão, Jenifer Schnorr
Silva, July Helen Valle da
Título: Análise de paradoxos, com base na memória e identidade, do protagonista de 'A máquina de fazer espanhóis'.
Palavras-chave: Identidade;Memória;Valter Hugo Mãe
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Citação: MACHADO, E. P.; SIMAO, J. S. ; SILVA, J. H. V. Análise de paradoxos, com base na memória e identidade, do protagonista de 'A máquina de fazer espanhóis'. Primeira Escrita, [S.l], v. 7, p. 47-54, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/revpres/article/view/10304. Acesso em: 29 maio de 2023.
Resumo: O presente artigo propõe uma análise da identidade, inconstante e indefinível, tendo como corpus o romance contemporâneo de Valter Hugo Mãe, A Máquina de Fazer Espanhóis (2011). O objeto de estudo será o narradorpersonagem António Jorge da Silva. Por meio de memórias, percebe-se que a construção da identidade desse ser fragmentado é consequência de uma ditadura que o influenciou e de uma vida que orbitou em torno de seu egoísmo. Para explicitar tal afirmação, destacam-se passagens do livro que, ao demonstrarem a oscilação de conduta perante a moral, contrapõem radicalmente as atitudes duvidosas do personagem ao evidenciarem a estabilidade do amor conjugal e fraterno, mostrando-se como amparo a uma identidade instável.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Letras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epmachado.pdfOpen Access573,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.