Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3534
Autor(es): Beux, Claudia Freire
Título: A práxis do planejamento da PROPLAN (UFRGS) 2012 a 2020: entrelaçando conceitos de Memória Organizacional (MO) e Teoria Institucional (TI)
Palavras-chave: Memória organizacional;Teoria institucional;Esquemas interpretativos;Modelos mentais;Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: BEUX, C. F. A práxis do planejamento da PROPLAN (UFRGS) 2012 a 2020: entrelaçando conceitos de Memória Organizacional (MO) e Teoria Institucional (TI). 2023. 152 f. Tese (doutorado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3534. Acesso em: 26 jul. 2023.
Resumo: Esta tese tem como tema “A Práxis do Planejamento da PROPLAN (UFRGS) 2012 a 2020: Entrelaçando Conceitos de Memória Organizacional (MO) e Teoria Institucional (TI)”. O ambiente a ser explorado é uma área considerada “meio” da Universidade – a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – responsável pelo Planejamento Institucional. A pesquisa tem por objetivo geral analisar evidências da Memória Organizacional e da Teoria Institucional, dos Esquemas Interpretativos e dos Modelos Mentais, dentro da cultura e do ambiente organizacional, presentes na gestão dessa Pró-Reitoria, nos processos de elaboração do planejamento e do desenvolvimento dos Planos de Gestão de dois Reitorados, de 2012-2016 e 2016 a 2020. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, com enfoque qualitativo. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos, é uma pesquisa documental, um estudo de caso e pesquisa com coleta de dados baseada em um roteiro de entrevistas semiestruturadas. Foram ouvidos oito entrevistados, integrantes da Alta Administração, composta por servidores docentes e por técnico- administrativos em cargos de chefia e de assessoramento que responderam a questões objetivas e subjetivas referentes aos temas abordados nesta pesquisa. À análise dos dados dos dados utilizou-se de categorias e subcategorias, resultando em um metatexto, com as compreensões renovadas do todo. De acordo com a pesquisa realizada, os estudos apontam a presença de evidências da memória organizacional e da teoria institucional inseridas na cultura e no ambiente da PROPLAN, no que tange aos processos de gestão, especialmente à elaboração do planejamento e do desenvolvimento destes dois Planos, ressaltando a importância do histórico do planejamento, o compartilhamento de dados acessados pelo grupo responsável, bem como a construção destes planos, baseados em crenças, valores e regras da Instituição. A pesquisa igualmente denota que houve uma quebra de paradigma no modus operandi relacionado à gestão dos Planos neste período. Contudo, foi constatada que a manutenção dessas práticas (de planejamento e de gestão) ainda está vinculada e subordinada à Alta Administração da Universidade, e que necessita de amadurecimento, de um período mais longo de observação e análise, para se afirmar que houve a institucionalização dos métodos utilizados neste espaço de tempo de oito anos, e que estes métodos servirão de referência a planejamentos futuros.
Orientador(es): Telles, Tamára Cecília Karawejczyk
Coorientador(es): Bem, Judite Sanson de
Aparece nas coleções:Tese (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cfbeuxOpen Access2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.