Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3545
Autor(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Borges, Maria de Lourdes
Christmann, Juliana Pugliese
Título: A cartografia social como possibilidade de uma tecnologia social [capítulo de livro]
Palavras-chave: Cartografia Social;Tecnologia Social;Diagnóstico Social
Data do documento: 2023
Editor: Editora Conhecimento Livre
Citação: CHRISTMANN, J. P. ; BORGES, M. L.; GRAEBIN, C. M. G. A cartografia social como possibilidade de uma tecnologia social. In: GONTIJO, C. E. O. (org.). Pesquisa e Desenvolvimento: um olhar sobre a humanidade. 10. Ed. Piracanjuba: Editora Conhecimento Livre, 2023, v. 1, p. 160-174. Disponível em: https://api.conhecimentolivre.org/ecl-api/storage/app/public/L.726-2023.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como a Cartografia Social poderá ser aplicada enquanto uma Tecnologia Social (TS), por meio de reflexões acerca de um grupo de pescadores de Canoas/RS que formam a Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá (AMPPP). Trabalha-se com os marcos teóricos da Cartografia Social, Tecnologia Social (TS) e na sequência, recupera-se, a partir de revisão bibliográfica, experiências de Cartografia Social, que intercruzam espaço, identidade e memórias dos ribeirinhos e pescadores, as quais demonstram e fundamentam sua aplicabilidade com o grupo de pescadores. Verificou-se ser possível a adoção da Cartografia Social como uma Tecnologia Social para atender aos anseios do grupo de pescadores da AMPPP na elaboração do seu diagnóstico social.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (História)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmggraebin.pdfOpen Access1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.