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http://hdl.handle.net/11690/3548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Silva, Denise Regina Quaresma da | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Cristiane Rollsing | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T17:07:22Z | - |
dc.date.available | 2023-09-01T17:07:22Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, C. R. ; SILVA, D. R. Q. ; JUNG, H. S. Por uma educação crítica: o ensino de História na educação de jovens e adultos sob a perspectiva de Paulo Freire. Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul, v. 27, p. 1-14, 2023. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/issue/view/378/showToc. Acesso em: 01 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3548 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem o objetivo de abordar o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do preceito da criticidade de Paulo Freire como ato inerente ao ensino. Para tanto, será contextualizada essa modalidade no Brasil, assim como a disciplina de História, tão relevante no desenvolvimento do senso crítico. Percebese que o estudante da EJA chega à escola com muitas expectativas, já que desistiram várias vezes do ensino, até mesmo por anos. A EJA é o reencontro com a escola, com o ato de estudar e buscar a cidadania, o empoderamento e a contextualização do mundo. Além da criticidade, a afetividade faz-se necessária para que esse retorno cumpra o objetivo de acolhida. Para tanto, a Educação bancária não pode ser considerada, havendo relações com a pedagogia do educador Paulo Freire, que, por meio de sua vasta obra, deixou diversas e importantes contribuições para o ensino, especialmente ao de jovens e adultos que retornam ansiosos e inseguros às salas de aula. Ademais, a História tem a chance de interagir com as ideias e as práticas encontradas na obra desse educador. A análise será a partir da experiência empírica em turmas de EJA e de teóricos como Bloch (2001) e Hobsbawm (1998), que trabalham com a iniciação teórica à ciência histórica, e pesquisadores-educadores como Gadotti (2003), Moll (2011) e Andreola e Jung (2016). Portanto, percebe-se que a referida disciplina cumpre seu papel de consciência de mundo, emancipação e senso de cidadania aos estudantes. Todavia há muito o que crescer em termos educacionais a fim de uma maior aproximação com o método freiriano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Caixas do Sul | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | Por uma educação crítica: o ensino de História na educação de jovens e adultos sob a perspectiva de Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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