Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3595
Autor(es): Azeredo, Magda Jucélia de
Título: Nível de satisfação com a vida em idosos participantes de um grupo de envelhecimento ativo e os fatores associados, em relação aos idosos institucionalizados e da comunidade
Palavras-chave: Idosos;Envelhecimento ativo;Isolamento social;Satisfação com a vida
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: AZEREDO, M. J. Nível de satisfação com a vida em idosos participantes de um grupo de envelhecimento ativo e os fatores associados, em relação aos idosos institucionalizados e da comunidade. 2023. 55 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3595. Acesso em: 19 set. 2023.
Resumo: As condições de vida muito diversificadas nas sociedades tornam o envelhecimento diferente e único nos diferentes contextos, alinhados nas experiências e percepções de cada pessoa idosa, considerando a sua subjetividade, histórias de vida, crenças e valores. O envelhecimento é um processo universal, parte do desenvolvimento humano, que ocorre naturalmente. Portanto, o presente estudo teve por objetivo comparar a satisfação com a vida entre três grupos distintos de idosos: aqueles que vivem na comunidade, os institucionalizados e os participantes de um programa de envelhecimento ativo. Além disso, como objetivo secundário, busca-se explorar os fatores que estão associados a essa medida de bem-estar. Métodos: Estudo transversal realizado no período de setembro de 2022 a maio de 2023. Foram incluídos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que foram selecionados a partir de três grupos distintos: participantes de um programa de envelhecimento ativo, idosos institucionalizados e idosos da comunidade em geral. A coleta de dados incluiu variáveis sociodemográficas, autoavaliação da saúde geral, tempo de exposição a comportamentos sedentários, religiosidade intrínseca, esperança e isolamento social. O desfecho primário foi satisfação com a vida. Resultados: Foram incluídos 305 idosos no estudo, dos quais 115 (37,7%) eram participantes do programa de envelhecimento ativo, 119 (39,0%) pertenciam à comunidade e 71 (23,3%) estavam institucionalizados. Os idosos institucionalizados apresentaram idade mais avançada, maior tempo de comportamento sedentário, menor nível educacional e pior percepção de saúde em comparação com os idosos dos outros grupos. Na análise de regressão linear múltipla, os fatores que mantiveram associação significativa com a satisfação com a vida foram a esperança, o isolamento social e a autoavaliação de saúde. Conclusão: Este estudo evidenciou que a esperança, o suporte social e a autoavaliação de saúde são os principais determinantes da satisfação com a vida em idosos. Contrariamente à nossa hipótese, o grupo ao qual o idoso pertencia, seja na comunidade, no programa de envelhecimento ativo ou na instituição, não se mostrou um fator determinante significativo. Essa constatação ressalta a necessidade de adotar abordagens personalizadas e centradas na pessoa, que considerem as necessidades e os recursos individuais de cada idoso, independentemente do grupo ao qual pertençam.
Orientador(es): Boniatti, Márcio Manozzo
Coorientador(es): Filippin, Lidiane Isabel
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Versão Final Biblioteca.pdfOpen Access527,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.