Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3627
Autor(es): Coin, Eugênio Waszak
Título: Conceitos “lean” aplicados ao desenvolvimento de produto
Palavras-chave: Sistema Toyota de Produção;Melhoria contínua;Lean Office;Engenharia de Produtos
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: COIN, E. W. Conceitos “lean” aplicados ao desenvolvimento de produto. 2023. 17 f. Trabalho de conclusão (graduação em Engenharia de Produção) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3627. Acesso em: 31 out. 2023.
Resumo: O crescimento da competitividade no mercado industrial, como também a crise econômica que afeta o Brasil e demais países nos últimos anos, têm exigido das empresas a busca pela excelência em seus processos, não só os de natureza fabril como também os administrativos. Diante disso, este trabalho tem a finalidade de aplicar os conceitos Lean, no fluxo de processo das informações geradas em departamentos de desenvolvimento de produto. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, elaborada com base nas observações do autor no ambiente proposto para estudo. Conclui-se, após a análise do cenário dos processos dessa Engenharia de Produtos, que é de extrema importância o mapeamento do estado futuro da cadeia de valor, visando redesenhar alguns pontos do processo com o foco de eliminar os desperdícios provenientes do estado atual.
Orientador(es): Pieretti, Rafael
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Engenharia de Produção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ewcoinOpen Access613,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.