Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3628
Autor(es): Araújo, Alessandro Ávila
Título: Alteração de função da engenharia de processo em uma empresa de injeção de plástico
Palavras-chave: Engenharia de Processos;Cargos;Indicadores Operacionais
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: ARAUJO, A. A. Alteração de função da engenharia de processo em uma empresa de injeção de plástico. 2023. 28 f. Trabalho de conclusão (graduação em Engenharia de Produção) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3628. Acesso em: 31 out. 2023.
Resumo: Este artigo propõem uma reestruturação do setor de Engenharia de Processo da empresa Sanremo que produz utensílios plásticos utilizando processos de injeção e sopro, com o objetivo de melhorar o resultado do setor aumentando sua importância no processo produtivo. Para o desenvolvimento do trabalho realizamos uma detalhada análise da estrutura do setor com os cargos atuais, entendendo sua importância no processo de produção e no apoio a gestão de fábrica. O resultado da análise foi uma necessidade de aproximar os dois setores e os indicadores são partes importante nesse processo. Estudamos cada indicador operacional e escolhemos os mais adequados para o trabalho descrito, foi utilizado uma matriz de priorização para a escolha. Após, passamos a elaborar um plano de ação para implementação de todas as propostas durante o primeiro semestre de 2023. Os resultados obtidos foram muito positivos, visto que, propomos modificações que aproximaram os setores e que agregaram conhecimentos novos aos funcionários, oportunizando aprendizado ao discutir e propor melhorias no setor produtivo. Foram escolhidos quatro indicadores específicos por apresentarem grande responsabilidade no desempenho da empresa e por serem calculados de forma simples e objetiva ajudando na implementação do projeto. Pode se afirmar que o objetivo foi alcançado, uma vez que realizamos uma pesquisa de satisfação com os gestores da área que demonstrou um acréscimo de 100% na satisfação dos entrevistados e uma redução de 28,57% na insatisfação com as alterações propostas nesse estudo, ocorridas ao final de junho de 2023.
Orientador(es): Oliveira, Rafael Pieretti de
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Engenharia de Produção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aaaraujoOpen Access2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.