Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3630
Autor(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Viçosa, Jucelino Viçosa de
Título: A milonga como rastro da participação do negro na cultura pampiana
Palavras-chave: Milonga;Negros;Paisagem pampiana;Trabalho de memória
Data do documento: 2023
Editor: Univille
Citação: VIÇOSA, J. V. ; GRAEBIN, C. M. G. A milonga como rastro da participação do negro na cultura pampiana. Revista Confluências Culturais, 2023. Disponível em: https://periodicos.univille.br/RCC/issue/view/127. Acesso em: 08 nov. 2023.
Resumo: Um trabalho de memória possibilita que se tenha uma compreensão a respeito da trajetória de um grupo social, por meio da noção de que lembrar e esquecer são etapas de um mesmo processo; com isso, busca-se nos vestígios documentais algo capaz de fazer ressurgir algum acontecimento ou fenômeno ocorrido ao longo do tempo no âmbito de uma comunidade, de um lugar, com um determinado povo. Este artigo aborda, com base no gênero musical milonga desenvolvido na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai, a inserção e a presença dos negros no Pampa, no contexto de uma tradição idealizada apenas no ser humano de cor branca, centrada na figura do gaucho/gaúcho ligado ao campo, proprietário rural, de ascendência espanhola ou portuguesa, ideário depois acrescido de alemães, italianos, entre outros, invisibilizando a presença dos povos originários e dos africanos escravizados e seus descendentes.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmggraebin.pdfOpen Access755,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.