Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3660
Autor(es): Menegat, Jardelino
Silva, Tertuliano Soares e
Título: A viabilidade jurídico-legal da oferta de cursos de graduação a distância em direito
Palavras-chave: Educação Jurídica;Educação a Distância;Ensino Superior;Direito Educacional
Data do documento: 2023
Editor: Editora PUCSP
Citação: SILVA, T. S. ; MENEGAT, J. A viabilidade jurídico-legal da oferta de cursos de graduação a distância em direito. Direitos Democráticos & Estado Moderno, v. 1, p. 57-88, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/DDEM/article/view/57729. Acesso em: 09 nov. 2023.
Resumo: A expansão com qualidade dos cursos de graduação a distância no Brasil nas últimas décadas é uma realidade e fez surgir a questão sobre a viabilidade jurídico-legal da oferta de um curso de graduação em Direito na modalidade a distância. Este artigo tem como objetivo identificar a viabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) ofertarem um curso de graduação em Direito a distância considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Cursos de Direito e para os Cursos Superiores a Distância. A metodologia consistiu numa pesquisa qualitativa na forma documental e bibliográfica. Foram estudados os diplomas legais pertinentes ao tema e sua interpretação com destaque ao entendimento defendido pela Comissão de Ensino Jurídico (CEJ) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na forma do Parecer da CEJ/OAB nº 2007.1803254-05/2007 e da exordial do processo nº 1034657-04.2019.4.01.3400 que tramita na 7ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal. Na fase bibliográfica foram consultadas obras de referência nos campos da educação jurídica e da educação a distância. O desenvolvimento permitiu compreender a interpretação da Constituição Federal e da legislação educacional na elaboração dos marcos regulatórios do Ensino Jurídico e da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Concluiu-se que não há impossibilidades legais para que existam cursos de graduação em Direito a distância. A originalidade da pesquisa consiste em abordar a problemática considerando o exercício da OAB e do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em seus papeis na regulação na oferta dos cursos de graduação em Direito a distância no Brasil.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jmenegat.pdfOpen Access350,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.