Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3663
Autor(es): Tourinho, Luís Vaz de Campos Moreira
Mocarze, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Menegat, Jardelino
Título: A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann
Palavras-chave: Otto Willmann;Pedagogia social;História das ideias pedagógicas;Filosofia da educação
Data do documento: 2021
Editor: Editora UCS
Citação: TOURINHO, L. V. C. M. ; MOCARZEL, M. S. M. V. ; MENEGAT, J. A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann. Conjectura: filosofia e educação (UCS), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8999. Acesso em: 09 nov. 2023.
Resumo: Este ensaio teórico tem como objetivo central analisar e debater o pensamento, principalmente na área educacional, do pedagogista e filósofo austríaco Otto Willmann, considerado o fundador da pedagogia social moderna. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, que faz uso, em primeiro plano, da única obra do autor traduzida para o português e de outras escritas por comentaristas contemporâneos, bem como textos recentes de reflexão, nos quais são analisados o contexto histórico, as influências que ele sofreu, como as teorias de Johann Friedrich Herbart, a sua biografia, as suas obras e não somente a sua contribuição à história do pensamento pedagógico, mas também possíveis contribuições à situação educacional dos dias de hoje. Em um período de grandes mudanças de pensamento no Ocidente, principalmente no mundo germânico do século XIX, um dos aspectos discutidos é como Otto Willmann conseguiu conciliar o aspecto individual com o social na pedagogia, evitando alguns dos extremismos característicos de sua época, como o psicologismo e o determinismo sociais, sendo um pioneiro da pedagogia social. Além disso, busca demonstrar como ele se constituiu um intelectual público, no sentido cunhado por Henry Giroux, contribuindo para transformações em sua realidade, no caso, o Império Austríaco. Entende-se, então, que Willmann se tornou um pensador que buscou a conciliação entre os aspectos individual e social na pedagogia e na didática, justificando, a partir disso, a cientificidade de ambas as áreas, demonstrando a importância do estudo da sociologia e da história da educação (inclusive da história das ideias pedagógicas) como ciências auxiliares da educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jmenegat.pdf883,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.