Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3683
Autor(es): Conte, Elaine
Silveira, Nathalia Corrêa da
Título: A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas
Palavras-chave: Atuação Pedagógica;Contexto Escolar;Práticas Educativas;Identidade Profissional
Data do documento: 2023
Editor: Ed. Unimep
Citação: CONTE, E.; SILVEIRA, N. C. A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas. Revista Comunicações, v. 29, p. 119-143, 2023. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704421. Acesso em: 16 nov. 2023
Resumo: O artigo discute a questão da atuação pedagógica no cenário complexo do mundo digital, cuja política nacional de formação de professores tem sido desarticulada da práxis e desenvolvida negando as condições históricas do trabalho do professor. São tratados aspectos conceituais acerca dos fatores que (des)motivam a escolha pela área da educação e as diversas possibilidades de atuação do pedagogo no contexto escolar para a construção da identidade profissional, analisando, inicialmente, os dados coletados em repositórios digitais de acesso aberto e domínio público. Em seguida, foram mapeadas as pesquisas produzidas no Brasil de 2010 até a atualidade, com as palavras-chave: atuação pedagogo, contexto escolar, condições de trabalho, identidade pedagogo, apresentando as principais tendências e contradições. Dentro dessa perspectiva, o trabalho revisa as principais problemáticas identificadas no campo pedagógico e conclui sinalizando mudanças no processo de formação para atuação pedagógica e comunicação científica, tendo como principais diferenciais as condições de trabalho e as práticas contingentes às novas interpretações do mundo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access402,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.