Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3683
Autor(es): | Conte, Elaine Silveira, Nathalia Corrêa da |
Título: | A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas |
Palavras-chave: | Atuação Pedagógica;Contexto Escolar;Práticas Educativas;Identidade Profissional |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Ed. Unimep |
Citação: | CONTE, E.; SILVEIRA, N. C. A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas. Revista Comunicações, v. 29, p. 119-143, 2023. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704421. Acesso em: 16 nov. 2023 |
Resumo: | O artigo discute a questão da atuação pedagógica no cenário complexo do mundo digital, cuja política nacional de formação de professores tem sido desarticulada da práxis e desenvolvida negando as condições históricas do trabalho do professor. São tratados aspectos conceituais acerca dos fatores que (des)motivam a escolha pela área da educação e as diversas possibilidades de atuação do pedagogo no contexto escolar para a construção da identidade profissional, analisando, inicialmente, os dados coletados em repositórios digitais de acesso aberto e domínio público. Em seguida, foram mapeadas as pesquisas produzidas no Brasil de 2010 até a atualidade, com as palavras-chave: atuação pedagogo, contexto escolar, condições de trabalho, identidade pedagogo, apresentando as principais tendências e contradições. Dentro dessa perspectiva, o trabalho revisa as principais problemáticas identificadas no campo pedagógico e conclui sinalizando mudanças no processo de formação para atuação pedagógica e comunicação científica, tendo como principais diferenciais as condições de trabalho e as práticas contingentes às novas interpretações do mundo. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 402,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.