Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFossatti, Paulo-
dc.contributor.authorGuths, Henrique-
dc.date.accessioned2023-11-17T16:59:44Z-
dc.date.available2023-11-17T16:59:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGUTHS, H.; FOSSATTI, P. Gestão da qualidade de vida no trabalho docente. Perspectiva, [S. l.], v. 41, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85292. Acesso em: 17 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3702-
dc.description.abstractA chegada da pandemia nos faz repensar o olhar para a qualidade de vida, inclusive em instituições de educação superior. Neste cenário, a docência sofre, diretamente, impacto no seu ambiente de trabalho, nas formas de se relacionar no processo de ensino-aprendizagem e no uso de novas ferramentas tecnológicas para a educação. O artigo aborda a qualidade de vida no trabalho docente. Este estudo tem por objetivo elaborar uma estrutura de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Docente (G-QVTD) para uma Universidade Comunitária do sul do Brasil. O método desenvolvido utilizou o Design Science Research que busca o desenvolvimento de artefatos para solucionar problemas reais. Dentre os instrumentos para a coleta de dados utilizou-se grupos focais com lideranças estratégicas da instituição em foco. O campo empírico, objeto deste estudo, é uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os resultados são expressos em dez macroelementos, a saber: Políticas, Estratégia, Processos, Liderança, Estrutura, Recursos, Cultura, Recompensas, Resultados e Adaptabilidade. Este último macroelemento denota uma nova configuração no processo de entendimento na qualidade vida no trabalho decorrente dos novos cenários pandêmicos e póspandêmicos. As considerações finais apontam para a necessidade de definição de uma política institucional docente que apoie a estratégia e a implementação do arcabouço da organização alinhados à cultura organizacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectGestão Educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade de Vida no Trabalho Docentept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titleGestão da qualidade de vida no trabalho docente.pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hguths.pdfOpen Access688,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.