Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3753
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortuna, Volnei | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T16:45:09Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T16:45:09Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FORTUNA, V. A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 23, n. 79, p. 1479-1490, out./dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30179/26346. Acesso em: 29 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3753 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como tema A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade, enunciando a influência do pensamento freireano na superação da opressão em vistas da humanização. O problema da pesquisa compreende qual a importância e atualidade da pedagogia freireana na consolidação de sociedades humanizadas? O objetivo consiste em analisar de forma reflexiva a pedagogia freireana, sua importância e atualidade em provocar no ser humano a capacidade de superação da opressão por meio da formação de consciência crítica e humanizadora. Para a problematização do estudo, segue-se o método hermenêutico-dialético, atentando-se de forma analítica e reflexiva ao referencial teórico freireano. Nesse contexto, a historicidade é ponto primordial para a dinâmica formativa da consciência de si e de outrem. Ter consciência do ser e estar no mundo com os outros, das fragilidades existentes na sociedade, abrem-nos caminhos de práxis, de criação e recriação de uma formação genuína, capaz de tornar o mundo mais bonito. Destaca-se que o espaço educacional é um berçário de grandes causas, e a teoria e o método freireano corroboram com o diálogo problematizador e coloca o sujeito numa condição de intervenção e transformação das realidades. Em síntese, encontra-se na pedagogia freireana elementos epistemológicos que colocam o diálogo como potência geradora de solidariedade, de humanização e de garantia da dignidade humana. A história do sujeito se faz e se refaz no exercício de relações humanas saudáveis, pautadas pela diversidade existe nas sociedades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Práxis | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
30179-Texto do Artigo-42708-71571-10-20231031.pdf | Open Access | 433,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.