Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3769
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zanotelli, Claudia Jéssica | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T16:51:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14T16:51:31Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ZANOTELLI, C. J. Rearquitetando memórias: o patrimônio da Comunidade do Bocó através de uma escola desativada em Caraá/RS. 2023. 150 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3769. Acesso em: 14 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3769 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, na linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural. Com referencial sobre memória, patrimônio, identidade e arquitetura, ancorado por autores que dissertam sobre memória coletiva e individual e sua percepção através da visão do patrimônio arquitetônico como bem cultural. Além de embasamento de autores e arquitetos que executaram projetos de rearquitetura de espaços desativados oferecendo-o às pessoas com novas opções de uso, baseado na funcionalidade e relação identitária dos usuários com o bem edificado. A partir disso entendeu-se que o objetivo geral deste trabalho se define em compreender as memórias da Comunidade do Bocó e sua relação identitária com a escola desativada a fim de torná-la útil novamente, assim qual seria a forma de rearquitetar esta edificação tornando funcional para o dia a dia dos moradores. Na realização desta pesquisa também foram usados questionários e entrevistas como forma de encontrar as respostas para o problema de entender a importância da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral nas memórias e narrativas dos moradores da Comunidade do Bocó em Caraá/RS. Após as etapas metodológicas necessárias como pesquisa bibliográfica e documental, saídas de campo, análises de imagens e projetos arquitetônicos e entrevistas, obteve-se como produto final um projeto de rearquitetura da Escola do Bocó. O mesmo visa atender as demandas prioritárias da comunidade com um perfil multiuso, que atende diferentes idades e necessidades, além de manter a estrutura original da escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Rearquitetura | pt_BR |
dc.subject | Rearquitetura | pt_BR |
dc.subject | Escola desativada | pt_BR |
dc.title | Rearquitetando memórias: o patrimônio da Comunidade do Bocó através de uma escola desativada em Caraá/RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Bem, Judite Sanson de | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais | - |
dc.publisher.country | BR | - |
dc.contributor.advisorco | Almerão, Maurício Pereira | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FINAL_dissertacao_Claudia_Jéssica_Zanotelli (2).pdf | Open Access | 37,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.