Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3774
Autor(es): Klein, Mariele Cristina
Título: Influência das redes sociais e satisfação da imagem corporal de adolescentes em idade escolar no município de Canoas
Palavras-chave: Imagem corporal;Redes sociais;Auto imagem;Mulheres
Data do documento: 2022
Citação: KLEIN, M. C. Influência das redes sociais e satisfação da imagem corporal de adolescentes em idade escolar no município de Canoas. 2022. 83 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2022.. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3774. Acesso em: 13 dez 2022.
Resumo: Esta dissertação apresenta um panorama sobre a insatisfação corporal influenciadas pelas redes sociais em meninas adolescentes de escolas públicas. Pelo tema ser relativamente recente e por existirem poucos estudos realizados nessa temática no Rio Grande do Sul, o objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre o estado nutricional e a insatisfação corporal. Desse modo, o levantamento de dados regionais pode contribuir para o direcionamento de medidas de políticas públicas para promoção da saúde dos adolescentes que considerem essa questão. Foi utilizado um estudo transversal, a amostra foi composta de 6 meninas adolescentes entre 13 e 16 anos. Foram utilizados um questionário para levantamento de dados sociodemográficos e dados antropométricos, Escala de Silhuetas Brasileiras, Body Shape Questionnaire (BSQ), por fim, foram aplicadas perguntas sobre a frequência de acesso às mídias sociais e a possível influência delas na IC. Devido a Covid 19, os dados foram coletados no formato online, via Google Forms. Para análise dos dados, as variáveis quantitativas foram descritas por média e desvio padrão ou mediana e amplitude interquartílica. As variáveis contínuas foram descritas por frequências absolutas e relativas. Para avaliar a associação entre as variáveis, os testes da correlação de Pearson (distribuição simétrica) ou de Spearman (distribuição assimétrica ou ordinais) foram aplicados. O nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05) e as análises foram realizadas no programa SPSS versão 21.0. Quanto aos resultados, de modo geral as adolescentes apresentaram excesso de uso de telas (9 horas), maus hábitos de sono (6 horas) entre as adolescentes, relacionado com o tempo excessivo de uso de telas. Em relação a avaliação da satisfação com a imagem corporal 66,7% das adolescentes estavam satisfeitas, demonstrando leve preocupação com a imagem corporal. A imagem corporal (IC) foi avaliada pela escala de silhuetas na qual 70% das adolescentes estavam satisfeitas com a sua IC. A pesquisa apontou que as adolescentes não buscam informações sobre dietas ou recomendações sobre alimentação, e sim, fazem uso para interação social e relações interpessoais. Conclusão: nesse estudo, a mídia, incluindo as redes sociais, não parecem estar associadas com a insatisfação da IC entre adolescentes do sexo feminino. Sugere-se que novos estudos sejam realizados para melhor esclarecimento de como as mídias sociais afetam a vida dos adolescentes em relação aos seus corpos.
Orientador(es): Filippin, Lidiane Isabel
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIELE KLEIN - DISSERTAÇÃO (2).pdfOpen Access1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.