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http://hdl.handle.net/11690/3780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Link, Elmer Erico | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T16:39:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T16:39:46Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | LINK, E. E. Entre “apáticos” e “violentos”: (inter)subjetividades juvenis e luta por reconhecimento na atualidade. 2023. 266 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3780. Acesso em: 20 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3780 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE e conecta-se aos estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa “Cultura Contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas” (CNPq). A pesquisa desenvolvida sustentou a tese segundo a qual, a experiência de ser privado no reconhecimento mútuo, sob a forma de desrespeito, violação, maus-tratos e rebaixamento pessoal, favorecem a emergência da violência e apatia entre os jovens, como sintomas da cultura. Com isso, buscou-se explorar e desenvolver a hipótese argumentativa de que a violência e apatia não são formas substanciais da identidade juvenil, mas expressões de sua condição contingencial, as quais se relacionam diretamente às condições culturais/ambientais, nas quais se dão as lutas por reconhecimento, incluída a escola e seus atores. O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender as expressões da luta por reconhecimento entre jovens no Ensino Médio, considerando a apatia e a violência como fenômenos sintomáticos da cultura, marcadores contingenciais das relações (inter)subjetivas no processo de formação. Tratou-se de buscar responder, em linhas gerais, à seguinte indagação: Como se dão as lutas por reconhecimento entre jovens no Ensino Médio, marcados pelos signos da apatia e da violência enquanto sintomas da cultura, no processo (inter)subjetivo de suas formações? O estudo ocorreu na articulação teórico- metodológica da Teoria Crítica – especialmente a partir de Axel Honneth e sua teoria da Luta por Reconhecimento – e a Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, além de uma atenção especial às formulações psicanalíticas de Donald Wood Winnicott, recuperadas por Honneth no campo da teoria social. A sustentação empírica da tese envolveu a realização de Grupos de Discussão com jovens estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de três escolas públicas da grande Porto Alegre/RS. Nesse sentido, a pesquisa assumiu um compromisso ético e político que implicou abrir o diálogo com os jovens, num esforço por oferecer-lhes a palavra e, com eles, ressignificar o sentido estigmatizante de apáticos e violentos, signos pelos quais são muitas vezes nomeados apressada e preconceituosamente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Intersubjetividade | pt_BR |
dc.title | Entre “apáticos” e “violentos”: (inter)subjetividades juvenis e luta por reconhecimento na atualidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ratto, Cleber Gibbon | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
dc.publisher.country | BR | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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