Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3781
Autor(es): Medeiros, Maria Elisa Schuck
Título: O processo de implementação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio da Rede La Salle a partir da vivência docente
Palavras-chave: Educação;Novo Ensino Médio;Itinerários Formativos;Docência;Formação docente;Rede La Salle
Data do documento: 2023
Citação: MEDEIROS, M. E. S. O processo de implementação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio da Rede La Salle a partir da vivência docente. 2023. 144 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3781. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: A presente pesquisa surgiu a partir de preocupações e inquietações inerentes à necessidade de atender às exigências da lei 13.415/17 e implementar o Novo Ensino Médio na Rede La Salle. Assim, estabeleceu-se como objetivo deste estudo investigar o processo de implementação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio proposto pela Rede La Salle, verificando os desafios vivenciados na docência. Entendemos que esta pesquisa se torna relevante no momento em que verificamos e estabelecemos parâmetros entre os elementos que estão transcorrendo de maneira significativa nesta implementação e o que ainda necessita ser aprimorado, podendo, então, contribuir para a melhoria do processo educativo da Rede La Salle, e, também, em outros contextos educacionais. Para atingir o objetivo, utilizamos a técnica Grupo Focal, possibilitando a interação com professores das 27 escolas Lassalistas que oferecem ensino médio no Brasil. Para o tratamento dos dados obtidos através dos grupos focais e da análise documental utilizamos a Análise Textual Discursiva – ATD. Este estudo buscou mapear as experiências exitosas que estão acontecendo com a implementação da proposta do Novo Ensino Médio e as experiências que são motivo de preocupação para os que fazem parte deste cenário a fim de apontar os elementos que se constituem como princípios para essa implementação. Após o processo analítico, esta pesquisa trouxe como resultado: a) Os entrelaçamentos da ação docente, envolvendo os sentimentos e emoções, planejamento e formação docente. Estes são aspectos que interferem no fazer pedagógico, destacando a importância da formação docente. b) Os Itinerários Formativos e a ação pedagógica docente, referindo a necessidade de desenvolver uma metodologia que contemple a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de projetos. c) Os Itinerários Formativos e os impactos no processo de avaliação, trazendo o olhar dos professores que norteiam de maneira crítica o processo de avaliação nos Itinerários Formativos, alguns evoluindo para uma avaliação formativa e outros ainda numa concepção de avaliação classificatória. Deste modo, vimos através desta pesquisa que são muitos fatores que interferem no fazer docente, mas a formação docente, a metodologia e a avaliação são a essência para o processo de aprendizagem nos Itinerários Formativos.
Orientador(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mesmedeiros.pdfOpen Access2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.