Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3792
Autor(es): Zawaski, Tatiane Peres
Título: Narrativas, experiências e identidade docente: a memória enquanto elemento de autoconhecimento e autoformação
Palavras-chave: Memória social;Identidade docente;Trajetórias profissionais;Autoformação;Autobiografia
Data do documento: 2023
Citação: ZAWASKI, T. P. Narrativas, experiências e identidade docente: a memória enquanto elemento de autoconhecimento e autoformação. 2023. 140 f. Tese (doutorado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3792. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: Esta tese tem como objetivo geral compreender o processo de constituição do professor de ensino médio, na contemporaneidade, problematizando a memória enquanto elemento identitário de autoconhecimento e autoformação. A investigação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais. A metodologia abrange um estudo qualitativo, a partir de uma pesquisa narrativa, em uma perspectiva que visa o entendimento da experiência em um processo de rememoração da memória, concebendo-a como um elemento de autoconhecimento e de autoformação. Elege-se como instrumento de recolha e produção de dados as autobiografias (NÓVOA, 2000; JOSSO, 2010) e as entrevistas narrativas (FLICK, 2013), ambos os instrumentos propícios a investigação do percurso formativo de quatro educadores do ensino médio, do Colégio Marista Pio XII, instituição de ensino, da rede privada, localizada na região do Vale do Rio dos Sinos, RS. O procedimento de análise e interpretação dos resultados adotado neste estudo foi a Análise textual discursiva - ATD (MORAES E GALIAZZI, 2016). Como ancoragem teórica utilizou-se os conceitos de memória à luz das teorias de Halbwachs (2006), Candau (2016) e Assmann (2011). Os conceitos de experiência formadora, inspiram-se nas pesquisas de Josso (2004), Macedo (2015), Larrosa (2018), Nóvoa (2000) e Warschauer (2017). Por fim, a identidade foi conceituada em um enfoque sociológico, a partir das caracterizações advindas de Hall (2015) e Dubar (2005, 2012). Dentre os principais achados da pesquisa destacaram-se: a necessidade de olhar para a formação docente, explorando as histórias de vida; a valoração da memória enquanto elemento de autoconhecimento e autorreflexão; a experiência formadora sendo base formativa; os desafios da docência no ensino médio, em virtude de mudanças decorrentes da legislação; a necessidade da adoção de formações comprometidas com o fazer docente.
Orientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Tese (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL_TATIANEZAWASKI.pdfOpen Access3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.