Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3795
Autor(es): Farioli, Bruna Vieira
Título: Implantação de um serviço de fisioterapia em unidade de pronto atendimento: análise do impacto nas reconsultas e internações dos pacientes atendidos
Palavras-chave: Medicina;Fisioterapia;Serviços;Atendimento ao paciente
Data do documento: 2022
Citação: FARIOLI, B. V. Implantação de um serviço de fisioterapia em unidade de pronto atendimento: análise do impacto nas reconsultas e internações dos pacientes atendidos. 2022. 46 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3795. Acesso em: 1 jan. 2023.
Resumo: As operadoras de saúde cada vez mais estão tentando minimizar custos e qualificar o serviço para os seus beneficiários. Os beneficiários querem ter um atendimento personalizado e resolutivo pelo que estão pagando e as operadora de saúde querem fazer isso da maneira rápida, eficaz e com menor custo possível. Atendendo as demandas de uma operadora de saúde, a partir da implantação do serviço de fisioterapia em uma unidade de pronto atendimento de baixa complexidade, fora do ambiente hospitalar, foram identificados os impactos do atendimento de fisioterapia para a redução das queixas principais dos pacientes atendidos e os eventuais impactos nos custos da operação pela redução de reconsultas ou de possíveis internações, em casos de maior gravidade. Como parte da implantação do serviço, foi disponibilizado quadro profissional para atuação em duas áreas de especialização, musculoesquelética e cardiorrespiratória. No atendimento de musculoesquelética, chamada de Traumato ao longo da pesquisa, foi realizado um único atendimento com o objetivo de reduzir a demanda por reconsultas e exames desnecessários. No caso do atendimento na área cardiorrespiratória, dentro da Enfermaria, foi designado profissional para atendimento durante todo o período de permanência do paciente, fazendo uso de diferentes técnicas, incluindo o uso de ventilação mecânica não invasiva (VNI). Encerrada a implantação, foram coletados dados referentes aos três meses anteriores ao período de implantação e aos três meses subsequentes para identificar os impactos da implantação para os pacientes e para a operadora de saúde. A partir dos dados, foi identificado o perfil etária, sexual e por queixa principal dos pacientes atendidos. Na Traumato, dos 969 pacientes atendidos, 63,46% eram do sexo feminino, com média de idade de 47,6 anos e queixa de dor lombar em 34,88% dos casos. Na Enfermaria, dos 167 pacientes atendidos, 58,83% eram do sexo feminino, com média de idade de 47,3 anos e quadro de infecção das vias áreas superiores em 35,32% dos casos. Na Traumato, após um único atendimento de fisioterapia para resolução daqueixa principal, houve redução significativa de 64% no número de reconsultas, enquanto na Enfermaria, não houve redução significativa no número de altas, na análise dos pacientes atendidos pelo uso de VNI. Os resultados apontam possível redução nos custos da operadora de saúde, em virtude dos altos custos com permanência em enfermaria ou em unidade de terapia intensiva (UTI) e despesa com consultas, quando comparado com as despesas do SUS.
Orientador(es): Zanin, Rafael Fernandes
Coorientador(es): Monticelli, Jefferson
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruna Vieira Farioli.pdfOpen Access840,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.