Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Adriana de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T12:52:28Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T12:52:28Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, A. S. Escola Professora Maria Garcia Pessi e a poesia como dispositivo memorial. 2023. 197 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3823. Acesso em: 28 fev. 2024. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3823 | - |
dc.description.abstract | Este estudo versa a respeito da memória social como uma importante medida para a valorização de espaços institucionais como a escola, permitindo que sejam compartilhadas de forma lúdica e de fácil compreensão, tendo por foco a Escola Estadual de Educação Básica Maria Garcia Pessi. A professora Maria Garcia Pessi (1913 - 1951) teve um papel essencial na cidade de Araranguá e região. Seu trabalho na área de educação foi relevante para a garantia de melhores condições de organização e aprendizado, com foco na garantia de que os alunos teriam acesso a livros organizados, possibilidade de leitura e desenvolvimento. O objetivo geral foi destacar a relevância da poesia como forma de construção de um dispositivo memorial e de valorização sobre as ações da Professora Maria Garcia Pessi na cidade de Araranguá e região. A metodologia qualitativa embasou a coleta e análise dos dados, constituídos de seis entrevistas semi-estruturadas, documentos e artefatos, os quais foram sistematizados e analisados segundo a análise temática. Os resultados das análises indicaram que a poesia serviu como dispositivo memorial tanto para os alunos participantes do Sarau de Poesia Virtual MGP (Produto Final do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais), como para a comunidade escolar, evidenciando que a linguagem poética pode ser constitutiva de uma nova faceta político-pedagógica nas instituições, inaugurando uma inovação metodológica, junto às organizações escolares. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Memórial social | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Sarau literário | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | Escola Professora Maria Garcia Pessi e a poesia como dispositivo memorial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Borges, Maria de Lourdes | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais | - |
dc.contributor.advisorco | Rosa, Lúcia Regina Lucas da | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana - Dissertação final.pdf | open Access | 7,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.