Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3827
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeves Neto, Raul Maia de Andrade-
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.date.accessioned2024-02-29T12:06:23Z-
dc.date.available2024-02-29T12:06:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNEVES NETO, R. M. A.; CONTE, E. Psicogênese da empatia e (re) conhecimento do outro: Psicogénesis de la empatía y (re) conocimiento del otro . Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4647. Acesso em: 22 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3827-
dc.description.abstractO presente artigo explora as implicações educativas da psicogênese da empatia relacionada à importância da experiência que o sujeito adquire na socialização, projetando a construção de um tipo particular de tomada de consciência de si e do mundo, que atribui sentido ao processo de narrar a si mesmo e escutar o outro como condição para a criação de um campo de luta por reconhecimento (HONNETH, 2011). De modo específico, abordamos o potencial educativo decorrente de narrativas de si e do outro para lançarmos a possibilidade de uma psicogênese da empatia, a partir da pesquisa-formação problematizada na prática docente. Concluímos que o processo educativo em seu devir histórico com a psicogênese da empatia na práxis dá primazia ao reconhecimento de elementos expressivos, existenciais e do imaginário social, que consolidam as relações interpessoais, de visibilidade das ações e sentimentos, sobretudo, na perspectiva de um nós competente e autorreflexivo.pt_BR
dc.publisherRevista Cocarpt_BR
dc.subjectPsicogênese da Empatiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.titlePsicogênese da empatia e (re) conhecimento do outropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Psicogênese+da+empatia+e+(re)+conhecimento+do+outro.pdfOpen Access333,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.