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dc.contributor.authorTrezzi, Clóvis-
dc.date.accessioned2024-02-29T13:54:33Z-
dc.date.available2024-02-29T13:54:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTREZZI, C. O acesso universal à Educação no Brasil: uma questão de justiça social. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, p. 1-18, 2022. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ensaio/a/HMMGnHxD4d3763DMh9ZShsr/?lang=pt. Acesso em: 22 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3844-
dc.description.abstractO artigo, escrito em forma de ensaio, versa sobre o direito à Educação no Brasil, na perspectiva de uma escola justa, partindo da argumentação de Dubet. O objetivo do artigo é discutir a escola justa, a partir da realidade brasileira. Partindo da premissa de que a simples presença na lei não é suficiente para garantir o direito de todos à Educação, o artigo começa discutindo a Educação como direito social. A análise é feita partindo do ponto de vista histórico, em diálogo com as ideias de Libaneo, Holston e Carvalho, que discutem os dualismos da cidadania e da Educação no Brasil. Argumenta-se que, desde a origem da pedagogia moderna, já se discutia a necessidade de que todas as crianças fossem à escola. O artigo conclui que, para se chegar à justiça escolar, é preciso muito mais do que, simplesmente, garantir, de forma igualitária, o acesso à sala de aula; é necessário caminhar para a humanização, que é a garantia da dignidade humana para todos.pt_BR
dc.publisherAvaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Universalpt_BR
dc.titleO acesso universal à Educação no Brasil: uma questão de justiça socialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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