Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTrezzi, Clovis-
dc.contributor.authorRech, Rogério-
dc.date.accessioned2024-02-29T13:57:42Z-
dc.date.available2024-02-29T13:57:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTREZZI, C.; RECH, R. Da libertação: Educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, p. e022027, 2022. DOI: 10.26843/ae.v15i00.1170. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1170. Acesso em: 29 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3845-
dc.description.abstractA Educação Libertadora é o ponto de partida para a superação do sectarismo, que surge de uma leitura acrítica do mundo baseada em ideologias extremistas. O artigo discute a relação entre Educação Libertadora e ideologias, perguntando qual o papel da educação nesse processo de humanização do ser humano. O objetivo é estabelecer uma relação entre Educação Libertadora e superação do sectarismo ideológico, destacando que essa superação só se dá através do diálogo. O caminho percorrido é uma leitura hermenêutica de alguns livros de Paulo Freire que discutem a Pedagogia do Oprimido. Na conceituação de ideologia, Freire é colocado em contato com o pensamento de Paul Ricoeur. O artigo conclui que o papel da escola não é romper com o sectarismo, mas ajudar o ser humano a fazê-lo.pt_BR
dc.publisherRevista @mbienteeducaçãopt_BR
dc.subjectIdeologiaspt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleDa libertação: educação e ideologia no pensamento de Paulo Freirept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
26+1170+@MBIENTEEDUCAÇÃO+PT.pdfOpen Access298,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.