Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3846
Autor(es): Pereira, Liliana Daniel
Trezzi, Clóvis
Título: A educação dos antigos escravizados: uma chave de leitura para a realidade atual
Palavras-chave: Escravidão;Educação;Abolição;Abolição;População Negra
Data do documento: 2023
Editor: Identidade!
Citação: TREZZI, C.; PEREIRA, L. D. A educação dos antigos escravizados: uma chave de leitura para a realidade atual. Identidade!, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 339–355, 2023. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/2266. Acesso em: 29 fev. 2024.
Resumo: Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo analisar a atenção dada à população negra, no sentido de educação e inclusão nas escolas, após a abolição. Além disso, será analisado o silêncio por parte das autoridades públicas e também o envolvimento de instituições privadas. Para desenvolver esta pesquisa qualitativa foram analisados diversos documentos, principalmente do século XIX, como a Constituição Federal de 1891 e o Decreto nº 001, o primeiro da República, assim como as resoluções de algunsestados brasileiros. Em contrapartida,a visão de alguns historiadores como Barroso, Maringoni e Menezes. Através desta pesquisa conclui-se que os negros foram negligenciados mesmo após a abolição, pois não tiveram acesso aos mesmos direitos dos demais cidadãos, sendo silenciados perante as leis da época, tendo de estudar em turmas não regulares para ter acesso àeducação e buscar um futuro melhor, dando seguimento ao preconceito e discriminação racial que se perpetua até os dias de hoje.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a-educao-dos-antigos-escravizados-uma-chave-de-leitura-para-a-realidade-atual.pdfOpen Access222,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.