Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3847
Autor(es): Kinast, Charles Marcelo
Filippin, Lidiane Isabel
Forgiarini Junior, Luiz Alberto
Fontoura, Fabricio Farias da
Título: Desenvolvimento e confiabilidade da escala foco funcional fácil (3F) para classificação funcional de pacientes em uma unidade de terapia intensiva
Palavras-chave: Unidades de terapia intensiva;Fisioterapia;Avaliação;Escalas;Funcionalidade
Data do documento: 2023
Editor: Saúde de Desenvolvimento Humano
Citação: KINAST, C. M. et al. Desenvolvimento e confiabilidade da escala foco funcional fácil (3F) para classificação funcional de pacientes em uma unidade de terapia intensiva. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO, v. 10, p. 1-10, 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/7884. Acesso em: 27 fev. 2024.
Resumo: Introdução: a adequada avaliação funcional baseada na analise de variáveis clínicas e fisiológicas é de fundamental importância para a determinação da mobilização precoce. Objetivo: este estudo pretende apresentar a construção, a concordância e confiabilidade entre avaliadores dos domínios de uma escala classificatória do perfil funcional de pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) denominada Foco Funcional Fácil (3F). Métodos: a Escala 3F foi desenvolvida por fisioterapeutas baseada na avaliação das medidas atuais de funcionalidade e estabilidade clínica, após, foi realizado um estudo transversal com pacientes internados na UTI. A escala foi construída contento cinco domínios, os quais classificam a gravidade da função. Os domínios são apresentados em um escala tipo Likert (graduada de 0 a 5), quanto maior o número, pior a função no momento. Resultados: Foram incluídos no estudo 32 pacientes. A concordância para cada domínio da escala 3F variou de 63-94%, a confiabilidade entre os avaliadores verificada pelo coeficiente de Cronbach variou de 84-99%. Verificamos que existe um baixo viés entre os avaliadores. Conclusão: A escala 3F apresentou-se como um instrumento de substancial confiança e concordância o que demonstra satisfatória reprodutibilidade inter-avaliadores para avaliar a condição funcional dos pacientes internados na UTI.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ricardo,+7884-af.pdfOpen Access451,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.