Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3856
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira
Título: Beber de outras fontes: metodologias descoloniais para continuar conhecendo
Palavras-chave: Epistemologias outras;Descolonização do saber;Pensamentos afro diaspóricos;Pensamentos ameríndios
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, G. F. Beber de outras fontes: metodologias descoloniais para continuar conhecendo. CONTRAPONTOS (ONLINE), v. 23, p. 224-240, 2023. Disponível em:https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/19847. Acesso em: 1 mar. 2024.
Resumo: Este texto nasce da incômoda função de produzir conhecimento amparado totalmente em um modo ocidental. A questão que se coloca é das possibilidades de se beber de outras fontes ou até mesmo trocar de fonte, deslocando-se propositadamente da “fonte” hegemônica, procurando espaços geoepistêmicos que permitam a hidratação de um modo de pensamento outro. Isso significa partir em busca de um “banhar-se”, não somente no sentido metafórico, mas um permitirse ser tomado por estas outras possibilidades. Neste trabalho procuramos produzir um percurso que toma elementos, historicamente silenciados, apagados ou ocultados, convidando-os para o diálogo. Nesse esforço “arqueológico” procura-se potencializar o que se deu neste apagamento, explorando a potência, enquanto condição, para a produção e valorização de conhecimentos outros. Se anuncia, em primeira mão, o quanto os saberes, ancorados em ancestralidades de povos e grupos humanos que foram deslocados para a margem da história, ganham um lugar de destaque nesta construção.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
14.+BEBER+DE+OUTRAS+FONTES.pdfopen Access577,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.