Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3872
Autor(es): Quadrado, Beatriz Floôr
Título: "A escola tem que ser livre": designações de gênero e a performatividade cisheteronormativa nas experiências docentes sobre homofobia e as sexualidades (re)existentes
Palavras-chave: Educação;Gênero;Sexualidades;Performatividade;Cisheteronormatividade
Data do documento: 2023
Citação: QUADRADO, B. F. "A escola tem que ser livre": designações de gênero e a performatividade cisheteronormativa nas experiências docentes sobre homofobia e as sexualidades (re)existentes. 2023. 112 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3872. Acesso em: 18 mar. 2024.
Resumo: Esta tese tem como linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” relacionada com os estudos de gênero. A temática aborda as relações de gêneros e sexualidades nas escolas, especialmente, as relações diante da LGBTQIAPNfobia e suas interseccionalidades. A investigação tem como contexto a educação formal escolar nos anos finais do ensino básico da rede municipal de Sapucaia do Sul, cidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre. As inquietações e questionamentos partem de um episódio específico sobre uma atividade pedagógica em um projeto contra a homofobia, o qual é confrontado por políticos locais. O objetivo é analisar o que é problematizado, aceito e/ou negado no ambiente escolar na rede de educação de Sapucaia do Sul sobre sexualidade diante da LGBTQIAPNfobia e das designações de gênero. Mais especificamente propõe-se a compreender a construção e abordagens na prática de projetos pedagógicos em Sapucaia do Sul nas temáticas de gêneros e sexualidades; investigar os conflitos que se dão a partir das imposições da normalidade sobre a heterossexualidade e homossexualidade, levando em conta as relações de influências dos espaços públicos e privados no processo de ensino e sociabilização; e explorar os significados, performances e estereótipos sobre os conceitos relacionados a gênero e sexualidades nas escolas pesquisadas e no processo de experiência de seus docentes. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de cunho qualitativo, utilizando as técnicas do grupo focal e entrevistas para a coleta de dados, visando compreender as relações de gênero na educação da rede pública junto aos conflitos e formações que perpassam os educadores. Para análise dos dados se utilizará a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os estudos de gênero em uma perspectiva decolonial junto a teoria queer e da performatividade são relevantes como propostas epistemológicas que embasam teoricamente esta pesquisa. Com isso, ao analisar as experiências e contextos da violência sobre as sexualidades na educação básica em Sapucaia do Sul, aponta-se algumas considerações em torno das possibilidades de pensar e questionar outras práticas em torno das naturalizações de normas e identidades que se revelam limites sobre a sexualidade humana. Desta forma, percebeu-se que a realidade escolar e seus conflitos em abordar a realidade sobre gênero e sexualidade ainda é desafiador, seja pelo medo, pela desvalorização profissional e pelos interesses políticos e públicos que envolvem estas relações. É imprescindível abarcar a história da sexualidade no currículo e projetos escolares, em um viés além do biológico e considerar os conflitos sociais no campo da sexualidade. A homofobia não pode ser pensada apenas como uma discriminação sobre a sexualidade e desejo, deve ser pensada sobre outros marcadores que perpassam a história do corpo e comportamento do sujeito na sociedade para romper com os efeitos da colonização. Estas estruturas devem ser derrubadas por meio de uma pedagogia descategorizante, que busque cruzar fronteiras e subverter as imposições limitantes que causam violências e corroboram para a manutenção de um sistema perverso de discriminações e desigualdades.
Orientador(es): Silva, Denise Regina Quaresma da
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

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