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http://hdl.handle.net/11690/3889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Godoy, Maristela de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T13:26:39Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T13:26:39Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | GODOY, M. de. Memória, identidade e cultura Manjaka na arte de Roberto Mendes. 2024. 142 f. Tese (doutorado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3889. Acesso em: 19 abr. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3889 | - |
dc.description.abstract | Este estudo dedicou-se à análise das expressões identitárias e culturais manjacas na multifacetada obra de Roberto Mendes, poeta e pintor pertencente à etnia manjaca, da região de Cacheu, na Guiné-Bissau. Empregando uma abordagem exploratória e descritiva, esta pesquisa adotou métodos qualitativos e a História Oral para mergulhar nas narrativas biográficas de Mendes. O escopo foi entender como as suas experiências pessoais se entrelaçam à sua arte, refletindo-se tanto em sua poesia quanto em sua pintura. Detalhadas entrevistas com Mendes permitiram explorar as nuances da cultura manjaca, estabelecendo um diálogo entre memórias individuais e coletivas. A pesquisa também foi enriquecida pelo testemunho de Frei José Marques Henriques, figura influente na vida de Mendes, tanto na Guiné-Bissau quanto em Portugal, onde o artista continuou a sua formação acadêmica. A interação entre Mendes e Marques ilumina a complexidade das influências culturais e espirituais na obra do artista. Uma análise de sua obra, tanto poética quanto pictórica, revela um diálogo contínuo entre o local e o global, evidenciando a importância da memória social e do senso de pertença étnico na construção de uma identidade que transcende fronteiras geográficas. Isso reflete um compromisso ético com a cultura africana e uma responsabilidade para com a comunidade em um contexto pós-colonial. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Roberto Mendes (artista) | pt_BR |
dc.subject | Cultura Manjaca | pt_BR |
dc.subject | Identidades | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.title | Memória, identidade e cultura Manjaka na arte de Roberto Mendes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Trezzi, Clóvis | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais | - |
dc.publisher.country | BR | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMSBC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese final Maristela de Gogoy.pdf | Open Access | 6,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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