Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3891
Autor(es): Kupka, João Guilherme Ritter
Título: O manoelês que existe em nós: proposta de metodologia de aprendizagem de literatura ressignificando memórias individuais
Palavras-chave: Memória social;Metodologias ativas;Leitura e escrita;Poesia
Data do documento: 2023
Citação: KUPKA, J. G. R. O manoelês que existe em nós: proposta de metodologia de aprendizagem de literatura ressignificando memórias individuais. 2023. 107 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3891. Acesso em: 19 abr. 2024.
Resumo: Este é um trabalho de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle e se insere na Linha de pesquisa Memória e linguagens culturais. Tem como problema de pesquisa: como a linguagem poética de autoficção pode contribuir para os processos de educação como um todo no seu papel (re)significador de memórias. O objetivo geral é construir uma metodologia de ensino de Literatura para o 5o ano do Ensino Fundamental do município de Esteio/RS. Dessa forma, privilegia-se uma proposta de aprendizagem com o uso de Metodologias Ativas, a partir das memórias desses alunos instigadas pela poesia de Manoel de Barros. Para tanto, foi criado um produto que consiste em um percurso formativo de cinco encontros tendo como pano de fundo a poesia do autor citado e propostas de atividades. Como resultados, após a aplicação da proposta em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS, constatamos um aumento no interesse pela leitura e escrita das crianças, além de indicar o desenvolvimento de forma mais eficiente das competências de escrita e leitura no público submetido. A metodologia utilizada é exploratória, qualitativa com análise de conteúdo. Como autores principais do campo teórico sobre memória, nos valemos de Halbwachs (1990) e Candau (2021); sobre estudos de literatura, Todorov (2020) e Moriconi (2002); sobre aprendizagem, Pacheco (2024) e a BNCC - Base Nacional Comum curricular (2017).
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Coorientador(es): Borges, Maria de Lourdes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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