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dc.contributor.authorSarkis, Julcireny Braga-
dc.date.accessioned2024-05-27T15:08:26Z-
dc.date.available2024-05-27T15:08:26Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSARKIS, J. B. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais de estudantes do Ensino Fundamental I no campo da Memória Social. 2024. 121 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3894. Acesso em: 27 maio 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3894-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em estudantes do ensino fundamental I no campo da memória social em uma escola no município de Balneário Gaivota no âmbito da Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Gestão do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Seu objetivo geral foi compreender como o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de estudantes do Ensino Fundamental I da escola X podem ser potencializadas a partir da memória social, colaborando com o desenvolvimento nos processos educativos. A metodologia de abordagem qualitativa serviu de base para a análise de conteúdo de nove entrevistas semiestruturadas integralmente transcritas e também do documento PPP da escola. Os resultados das análises indicam que, devido às mudanças estruturais das famílias na sociedade atual, muitas vezes a base familiar fica fragilizada como um lócus do suporte emocional das crianças. Como a escola é a segunda instituição que as acolhe, as fronteiras entre as duas encontram-se difusas reforçando a demanda pela terceirização da família para a escola na tarefa de educar. No entanto, os professores carecem de formações e instrumentalizações específicas a respeito da dimensão afetiva na docência e sua prática em sala de aula, podendo afetar a saúde mental deste profissional. Torna-se necessário o desenvolvimento de políticas públicas eficazes de educação para enfrentar a realidade atual com relação às habilidades socioemocionais dos alunos. Ressalta-se que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos depende de outras dimensões contextuais para além da família e da escola, englobando a comunidade, carecendo de um diálogo constante entre elas em uma via de mão dupla. Os resultados desta dissertação mostram também que há a necessidade de um maior apoio, formações e mudanças estruturais nas diversas instituições que são responsáveis pelo desenvolvimento socioemocional dos indivíduos ao longo de suas vidas a fim de enfrentar as rápidas mudanças que a sociedade tem passado. Diante destes resultados como produto final do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, criou-se um blog para colaborar com professores e comunidade escolar nos processos educativos voltados para o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Conclui-se que é necessário, para as comunidades escolares, o fortalecimento dos profissionais, pais e cidadãos, através da união e perseverança de boas práticas que os ajudem a mudar o olhar de maneira positiva sobre a educação.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de habilidades socioemocionais de estudantes do Ensino Fundamental I no campo da Memória Socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorBorges, Maria de Lourdes-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais-
dc.publisher.countryBR-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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