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http://hdl.handle.net/11690/3895
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Feistauer, Maria Luiza | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T15:16:53Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T15:16:53Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FEISTAUER, M. L. Acessibilidade em edificações escolares de interesse históricocultural: estudo sobre o Colégio La Salle Dores (Porto Alegre, RS) e Universidade La Salle (Canoas, RS). 2022. 103 f. Dissertação (mestrado em Memória e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3895. Acesso em: 27 maio 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3895 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação insere-se no campo de estudos em memória social, na linha de pesquisa em memória, cultura e identidade, relacionando os conceitos de patrimônio cultural, autenticidade, arquitetura escolar e acessibilidade. O campo empírico é formado pelas edificações do Colégio La Salle Dores e conjunto de prédios centenários da Universidade La Salle. Seu problema de pesquisa consiste na seguinte indagação: Como intervir, a partir do campo da arquitetura, em edificações escolares de interesse histórico-cultural, buscando atender às exigências da legislação vigente sobre acessibilidade, minimizando os impactos causados por alterações em seus ambientes e ou estruturas? O trabalho tem como objetivo geral: discutir sobre intervenções para a acessibilidade em edificações escolares centenárias; e como objetivos específicos: (a) analisar diretrizes para conservação, preservação e restauro (Carta de Veneza-1964) em edificações escolares de valor histórico e cultural, introduzindo um novo elemento, o de intervenções para acessibilidade; (b) organizar um ebook com imagens, informações e orientações sobre instalação de materiais para acessibilidade em edificações centenárias que são patrimônio ou de interesse cultural, de forma a gerar o menor impacto nestas edificações, zelando pelo patrimônio arquitetônico. Metodologicamente pretende-se trabalhar com o estudo dos projetos para atender a legislação referente à acessibilidade, como também, no diagnóstico das soluções adotadas, isto é, observar se nas soluções técnicas, foram consideradas as características arquitetônicas, materiais usados, arranjo estrutural e as peculiaridades do ambiente construído. Para tanto, foram realizados registros fotográficos, visitas aos locais e entrevistas com gestores envolvidos no processo. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Colégio La Salle Dores | pt_BR |
dc.subject | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade em edificações escolares de interesse históricocultural: estudo sobre o Colégio La Salle Dores (Porto Alegre, RS) e Universidade La Salle (Canoas, RS) | pt_BR |
dc.type | Dissetação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Graebin, Cleusa Maria Gomes | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais | - |
dc.publisher.country | BR | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mlfeistauer | Open Access | 5,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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