Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeistauer, Maria Luiza-
dc.date.accessioned2024-05-27T15:16:53Z-
dc.date.available2024-05-27T15:16:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFEISTAUER, M. L. Acessibilidade em edificações escolares de interesse históricocultural: estudo sobre o Colégio La Salle Dores (Porto Alegre, RS) e Universidade La Salle (Canoas, RS). 2022. 103 f. Dissertação (mestrado em Memória e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3895. Acesso em: 27 maio 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3895-
dc.description.abstractA presente investigação insere-se no campo de estudos em memória social, na linha de pesquisa em memória, cultura e identidade, relacionando os conceitos de patrimônio cultural, autenticidade, arquitetura escolar e acessibilidade. O campo empírico é formado pelas edificações do Colégio La Salle Dores e conjunto de prédios centenários da Universidade La Salle. Seu problema de pesquisa consiste na seguinte indagação: Como intervir, a partir do campo da arquitetura, em edificações escolares de interesse histórico-cultural, buscando atender às exigências da legislação vigente sobre acessibilidade, minimizando os impactos causados por alterações em seus ambientes e ou estruturas? O trabalho tem como objetivo geral: discutir sobre intervenções para a acessibilidade em edificações escolares centenárias; e como objetivos específicos: (a) analisar diretrizes para conservação, preservação e restauro (Carta de Veneza-1964) em edificações escolares de valor histórico e cultural, introduzindo um novo elemento, o de intervenções para acessibilidade; (b) organizar um ebook com imagens, informações e orientações sobre instalação de materiais para acessibilidade em edificações centenárias que são patrimônio ou de interesse cultural, de forma a gerar o menor impacto nestas edificações, zelando pelo patrimônio arquitetônico. Metodologicamente pretende-se trabalhar com o estudo dos projetos para atender a legislação referente à acessibilidade, como também, no diagnóstico das soluções adotadas, isto é, observar se nas soluções técnicas, foram consideradas as características arquitetônicas, materiais usados, arranjo estrutural e as peculiaridades do ambiente construído. Para tanto, foram realizados registros fotográficos, visitas aos locais e entrevistas com gestores envolvidos no processo.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectColégio La Salle Dorespt_BR
dc.subjectUniversidade La Sallept_BR
dc.titleAcessibilidade em edificações escolares de interesse históricocultural: estudo sobre o Colégio La Salle Dores (Porto Alegre, RS) e Universidade La Salle (Canoas, RS)pt_BR
dc.typeDissetaçãopt_BR
dc.contributor.advisorGraebin, Cleusa Maria Gomes-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais-
dc.publisher.countryBR-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mlfeistauerOpen Access5,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.