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http://hdl.handle.net/11690/3899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Maciel, Patrícia Gusmão | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T19:05:35Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T19:05:35Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3899 | - |
dc.description.abstract | A tese aqui apresentada se inscreve na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do PPGEDU/UNILASALLE e vincula-se às investigações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa (CNPq) Cultura Contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas. A investigação se organiza em torno da seguinte questão e tencionou compreender: como se desenvolvem os processos de criação artística e de experiência estética de jovens adolescentes no meio digital online, especialmente através do teatro, evidenciando a sua corporeidade e seu entendimento de mundo como parte importante da construção destes processos criadores? Ao modo de uma pesquisa-ação participativa, tomou como atitude metodológica a geopoética e a escuta flânerie. A partir de quatro atos, intitulados pelo olhar, a voz, o gesto e o afecto, a escrita desenvolveu-se através de ensaios que aprofundam perspectivas e entendimentos desses elementos como inerentes à experiência teatral. A experimentação de criação teatral em ambiente online ocorreu por meio de uma oficina, dirigida pela professora/ pesquisadora, que envolveu jovens adolescentes, estudantes dos Anos Finais de escolas municipais de Ensino Fundamental. Destaca-se que a noção de “criatividade” é larga e comumente utilizada de forma intuitiva, sendo desejável – porém pouco aprofundada – assim como a noção de “virtual” no que tange às práticas online e o ciberespaço, especialmente frente às desigualdades e os desafios escancarados pela pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo, ocorrida entre os anos de 2019 e 2021. Dar consistência, aprofundamento e gravidade ao uso de tais noções é, em certa medida, objetivo político-pedagógico da tese. Autores como Elliot Eisner, Fayga Ostrower, Hans Ulrich Gumbrecht, Maurice Merleau-Ponty, Jean-Luc Nancy, Hartmut Rosa, Henri Bergson, Pierre Lévy, entre outros, norteiam as referências teóricas envolvidas no estudo. Com o desenvolvimento da pesquisa, sustentou-se a tese segundo a qual os processos de criação artística e experiência estética entre jovens adolescentes, por meio do teatro no ambiente digital online, favorecem a atualização de potências (virtuais) ligadas à corporeidade como forma de ampliação das sensibilidades e sociabilidades juvenis, quando encontram a necessária e qualificada mediação do arte-educador. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Jovens Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Teatro | pt_BR |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.title | O corpo virtualizado–poético: um ensaio sobre a experiência de criação e corporeidade de jovens adolescentes com o teatro online | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ratto, Cleber Gibbon | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
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