Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3899
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dc.contributor.authorMaciel, Patrícia Gusmão-
dc.date.accessioned2024-06-05T19:05:35Z-
dc.date.available2024-06-05T19:05:35Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3899-
dc.description.abstractA tese aqui apresentada se inscreve na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do PPGEDU/UNILASALLE e vincula-se às investigações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa (CNPq) Cultura Contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas. A investigação se organiza em torno da seguinte questão e tencionou compreender: como se desenvolvem os processos de criação artística e de experiência estética de jovens adolescentes no meio digital online, especialmente através do teatro, evidenciando a sua corporeidade e seu entendimento de mundo como parte importante da construção destes processos criadores? Ao modo de uma pesquisa-ação participativa, tomou como atitude metodológica a geopoética e a escuta flânerie. A partir de quatro atos, intitulados pelo olhar, a voz, o gesto e o afecto, a escrita desenvolveu-se através de ensaios que aprofundam perspectivas e entendimentos desses elementos como inerentes à experiência teatral. A experimentação de criação teatral em ambiente online ocorreu por meio de uma oficina, dirigida pela professora/ pesquisadora, que envolveu jovens adolescentes, estudantes dos Anos Finais de escolas municipais de Ensino Fundamental. Destaca-se que a noção de “criatividade” é larga e comumente utilizada de forma intuitiva, sendo desejável – porém pouco aprofundada – assim como a noção de “virtual” no que tange às práticas online e o ciberespaço, especialmente frente às desigualdades e os desafios escancarados pela pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo, ocorrida entre os anos de 2019 e 2021. Dar consistência, aprofundamento e gravidade ao uso de tais noções é, em certa medida, objetivo político-pedagógico da tese. Autores como Elliot Eisner, Fayga Ostrower, Hans Ulrich Gumbrecht, Maurice Merleau-Ponty, Jean-Luc Nancy, Hartmut Rosa, Henri Bergson, Pierre Lévy, entre outros, norteiam as referências teóricas envolvidas no estudo. Com o desenvolvimento da pesquisa, sustentou-se a tese segundo a qual os processos de criação artística e experiência estética entre jovens adolescentes, por meio do teatro no ambiente digital online, favorecem a atualização de potências (virtuais) ligadas à corporeidade como forma de ampliação das sensibilidades e sociabilidades juvenis, quando encontram a necessária e qualificada mediação do arte-educador.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectJovens Adolescentespt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectEnsino de Teatropt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.titleO corpo virtualizado–poético: um ensaio sobre a experiência de criação e corporeidade de jovens adolescentes com o teatro onlinept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbon-
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